terça-feira, 11 de dezembro de 2007

TV Digital - HDTV ou Full HD - conheça as diferenças

Mesmo não sendo divulgado, o sinal digital já está rolando no Rio de Janeiro. Várias lojas de shoppings estão mostrando as TVs com o treco funcionando e o HDTV realmente em ação com a imagem de aspecto 16:9, sem distorção.

Mas é uma porcaria de imagem, não devido a transmissão, mas aos aparelhos. Os de cristal líquido mais baratos e plasmas mais baratas são refugos de outros mercados, com telas 16:9 mas de 1024x768 pixels ou 852x480, ou seja, vai distorcer tudo mesmo. Não tem como não acontecer isso. Um amigo comprou duas LGs diferentes bem barato. Que porcaria. A tela é enorme e os pixels também. Não há nas propagandas ou fichas técnicas divulgadas o tamanho do "dot pitch" como há nos monitores de computador. Não há, porque se houvesse ninguém comprava.

Os padrões aceitos para HDTV são 1280x720 pixels (tecnologia de transição) e 1920x1080 pixels (que será o implantado). Vamos ver algumas das anunciadas:
LG Time machine e Phllips 37" LCD: 1366x768 como quase todos - estas são designadas HDTV Ready
Samsung 19" LCD: 1440x900 - híbrido, não pertence a nenhum sistema.
LG 42" LCD: 1920x1080 - está é designada como Full HD
Toshiba 15" LCD 1024x768... pior que seu monitor de computador.
Panasonic 42" Plasma: 1024x768... São denominadas HDTV. É impossível ter uma imagem decente nisso e ainda custa quase 4 mil reais, como quase todas as de plasma que estão no mercado.

Fuja das HDTV Ready e só invista em Full HD!

Nestas TVS 16:9 1024x768 quando você coloca um DVD que deveria ter a proporção retangular correta e preencher a tela... Surpresa! Você acaba com uma tira horizontal com a altura de um terço da tela ao centro, com a imagem na proporção correta e dois terços, um superior e outro inferior, pretos. A legenda fica enfiada no preto embaixo. Mas elas tem uma função de "encaixe" da imagem e vc pensa que tudo vai se resolver. Engano... É como se fosse dado um zoom, perdendo-se a qualidade de imagem e como é um zoom mesmo, a legenda acaba sendo comida pela borda inferior da moldura do aparelho.

É impressionante como o consumidor brasileiro está sendo enganado. Mas não está sendo enganado por 300 ou 400 reais e sim por 2 ou 4 mil reais. Ah, e se vc acha que TV de cristal líquido representa economia de consumo elétrico, uma LCD de 42 pol, consome 250w enquanto similar de Plasma consome 280w e uma de tubo de imagem tela plana de 29" cuja altura é semelhante a de 42" consome apenas 74w... A diferença é enorme.

Esclarecimento

oi Roitberg, só tenho uma consideração sobre o primeiro assunto do seu email: "Mas quem viu, entre o Faustão e Fantástico, deve ter percebido, a ministra Dilma, o ministro das telecom e o presidente Lula falando com um fundo cinza chapado por trás. Perfeito para o lançamento de um sistema topo de linha..."

Sou da empresa organizadora da festa oficial da tv digital, e o fundo cinza compunha a ambientação do palco (que simulava um telejornal). A transmissão ao vivo foi uma solicitação de última hora (feita no sábado) da ministra Dilma, neste caso, não havia tempo hábil para a mudança. As emissoras envolvidas haviam acordado com o cerimonial e assessores do políticos que o discurso seria gravado. Neste caso, o 'fundo' seria a sala de cada um dos porta-vozes (Ministra, Ministro e Presidente)

Abraços,
Mariana

Visite o site da História da Publicidade da
Coca-Cola

Nenhum comentário: