quarta-feira, 17 de junho de 2009

Serviço - a memória de seu disco rígido sumiu?

HD COM POUCO ESPAÇO - HD NÃO TEM ESPAÇO QUE ESTÁ ESCRITO - GIGABITYES SUMIDOS

Todas as versões do Windows tem um grave problema com o gerenciamento dos discos rígidos em configurações simples mas que o usuário sem maiores conhecimentos nem sabe que estão feitas. Por default, por padrão do Windows, o sistema reserva 12% do espaço de seus discos rígidos (de cada um) para a "Restauração do Sistema." Veja na imagem abaixo o absurdo que acontece. Todos tem discos cada vez maiores e a restauração precisa de pouco espaço. Na imagem veja o que o Windows faz "desaparecer" de um disco de 500 GB - são 57 GB "roubados" de você sem que você perceba. Na realidade, o sistema de restauração não precisa de muita área e se você regular a reguinha para 1% não terá problemas no caso de necessitar de uma restauração. Se seu disco for de 1 terabyte, por exemplo, o Windows vai arrancar 120 GB que ficam lá, vazios, sem utilização. Uma vergonha.

Os programas anti-vírus como AVG, Norton etc, também definem por padrão 10% de seu disco rígido para o tal do "virus vault" local para onde os vírus encontrados são removidos e ficam dentro de seu computador até você esvaziar ou vencer um prazo também padrão. Agora imagine se alguém quer ou precisa ter 50 GB de vírus dentro de seu HD???? Os vírus são sempre arquivinhos mínimos de 10 ou 30 kb e essa definição padrão também é ridícula e você pode reduzir para 1% sem problemas. Aliás, 1% nos discos grandes atuais é um espaço absurdo: deixar 5 GB mortos por causa de um software anti-vírus. Os fabricantes precisam resolver logo estas coisas. Enquanto isso, você pode acertar o seu computador e ganhar um espaço considerável.

Portanto, um disco de 500 GB pode perder cerca de 108 GB para absolutamente nada devido a essa regulagem padrão errada oriunda da época dos discos com baixa capacidade. Reduza esta perda ao mínimo posssível.

Para você chegar lá no sistema de recuperação do XP - não tenha receio - clique em MENU INICIAR - PAINEL DE CONTROLE - SISTEMA - (aba) RESTUARAÇÃO DE SISTEMA. Ao lado de cada um de seus discos vai encontrar o botão CONFIGURAÇÕES, onde você regula a reguinha. Mantenha so seus discos monitorados. Quando vc reduzir para 1% ele guarda os últimos pontos de restauração que estavam lá, portanto não se preocupe. Em relação aos anti-vírus, cada um tem o seu vírus vault ou quarentena e você precisa ir lá ver como regula o tamanho.

José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: