quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sistemas de vigilância dos judeus são contra as leis internacionais

O principal fundo de pensão da Suécia retirou a empresa israelense Elbit de sua lista de investimentos e recomendações. A AP sueco foi o primeiro fundo de pensão do mundo, criado em 1913. A decisão do conselho de ética do AP segue-se à decisão semelhante tomada pela Noruega no final do ano passado. Ambas declaram que a Elbit, fornecedora de sistemas de vigilância para o muro-cerca de proteção em Israel e nos territórios, está em violando a lei internacional.

Evidentemente que poupar vidas judias não está agenda atual de Suécia e Noruega que preferem as constantes explosões de suicidas-homicidas palestinos em ônibus, bares e restaurantes em Israel que o muro e suas câmeras que impediram a continuação deste tipo de terror que levou a morte e ferimentos graves quase 10.000 israelenses.

Ah, entre os investimentos recomendados pelo AP estão a Saab, empresa sueca que não fabrica apenas carros e caminhões mas possui uma linha militar completa, incluindo o avião de combate Grippen que poderá ser comprado pelo Brasil e outras indústrias de armamentos européias e nórdicas.

Sistemas de vigilância para impedir a morte de judeus é violação das leis internacionais. Fábricas de armamentos de ataque não são... Bem aí estão as democracias sueca e norueguesa em ação.

O AP é um dos fundos que afundou até o pescoço na crise de 2008-2009 e está se recuperando lentamente.

José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: