sexta-feira, 18 de março de 2011

Sua USB ficou lenta?

De uma hora para outra suas pendrives ou outras coisas ligadas na USB de seu computador ficaram lentas, mas muito lentas mesmo? Isso acontece com mais frequência do que você imagina e muita gente acha que é normal e deixa para lá.

A maioria dos dispositvos modernos com USB usam o padrão 2.0 que é muito mais veloz que o 1.0. Se seu comptador é de uns 4 anos para cá, as USBs dele devem ser 2.0.

Só que existe um erro terrível, razoavelmente bem documentado no sistema USB como um todo. Vc tem um monte de portas em seu computador, né? Mas elas estão ligadas a um treco chamado BUS. E o BUS só consegue tratar a informação que passa por ele de um jeito.

Assim, quando você espeta um treco USB 1.0 – atenção – MESMO QUE SEM ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA (a própria USB é energizada) a velocidade do BUS é derrubada para 1.0.

Por isso que suas pendrives, máquinas fotográficas, iPods etc eram rápidos e ficarm lentos. Algo 1.0 foi espetado lá por vc.

Se não souber o que é, desligue o computador, tire uma das coisas e veja no que deu. Boa parte dos culpados são, pela ordem: mouses USB (certifique-se de que ele é 2.0); CAIXAS DE SOM USB; impressoras antigas; scanners.

No meu caso foi o Scanner. Um sufoco para instalar no Windows 7, já sem driver de suporte e o BUS da USB foi detonado com o scanner conectado, desligado e fora da tomada!

Acabei de remover o cabo USB do scanner que estava no computador e as pendrives estão tão rápidas quanto antes.

Boa sorte,

José Roitberg – jornalista

3 comentários:

Júnior disse...

Estou com esse problema a mais de um mes. Ja tinha ate desistido. Mais me encorajei com esse seu post. Mais nao funcionou. Meu problema é o seguinte, meu pc veio com usb 2.0 mais de um tempo pra ca qualquer coisa q eu espeto no usb diz q o usb pode ser mais rapido, pede pra espetar em uma porta 2.0. Eu espeto em todas e o erro continua a taxa de transferencia fica 1MB/s. Fiz o teste dito no post removi todos os usb do pc e reiniciei a maquina. Quando ligou espetei um pen drive sandisk 4gb 2.0 e o problema pesistiu. Procurando na net encontrei uma outra dica de ir no setup do bios e ativa a opcao usb 2.0. Mais so encontrei a opcao q ativa ou desativa o usb e o legacy usb. Fiz o teste desativando as duas opcoes e o problema persisti. O q vc acha? Pelo seu post vc deve ser bem interado com o sistema usb. Meu msn jr_mobilesdk@hotmail.com e meu email é robertovideofx@gmail.com

Júnior disse...

So refocando o texto acima. Ja formatei o computador, Troquei de sistema operacional, reinstalei todos os drives. E o problema pesisti. Se tiver uma solucao amigo desde ja agradeco.

BHC disse...

cara eu naum entendi oq eu tenhu q fazer para acbar com meu erro