segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ataque ao GMAIL

Parece que está sendo feito um ataque muito grande aos servidores de email do Gmail. Eu recebi dois emails tipo spam de pessoas diferentes - e de minha confiança - com toda a lista de endereços de tais pessoas, dentro do Gmail, aberta no campo "to."

Os computadores que tais pessoas usam foram verificados e não contém vírus. Assim a origem do ataque parece ser de dentro dos próprios computadores da Google.

Nossas listas de endereços que não ficam em nossas máquinas e sim nas deles, do Google, estão abertas e vulneráveis. Como a empresa ainda não falou nada, não podemos saber o que está acontecendo e quais as providências que serão tomadas.

Em princípio não há nada que você possa fazer para se proteger ou para proteger a privacidade de sua lista de emails se sua conta for atingida. E tenha a certeza que sua lista vai parar nos DVDs de milhões de endereços de spammers.

Não parece uma solução a gente deixar de usar o Gmail por um tempo, ou correr para eliminar nossas listas de endereços, até porque não sabemos quantos backups eles tem e se o ataque toma por base a lista principal ou de backup. Trocar senhas também não parecer uma atitude que resolva.

O pior é que uma relação de confiança entre prestador de serviço e cliente foi quebrada, o prestador não conseguiu garantir a privacidade que prometeu e nós, estúpidos e ignorantes reles pessoas e clientes não seremos ressarcidos por este prejuízo.

Vamos ver até onde vai isso.

José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: