sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mídia MENTE - Não há Hackers!!!

Quando se trata de coisas técnicas, meus coleguinhas jornalistas são um nojo. A bola da vez é o "hacker", o vilão cibernético que está atacando os sites do governo brasileiro. Eu volto a gritar: NÃO EXISTEM HACKERS, não como a mídia os pinta.

As invasões de áreas onde estão dados, podem ser arquivos, programas ou páginas da internet, 100% das vezes ocorre com uma SENHA FURTADA ou oferecida para alguém por um empregado atual ou demitido. Não imagine que o Ministério da Educação, por exemplo tenha uma política de segurança de senhas, que as troque frequentemente e que sempre troque cada vez que tiver um problema com funcionário, uma aposentadoria, um afastamento. Isso simplesmente não existe, provavelmente em empresa alguma.

Aquelas maquininhas de cinema que o sujeito coloca do lado de fora de uma fechadura e ficam girando números até encontrar a senha e abrir a porta não existem. Também não dá para fazer isso com os sistemas de "login", de acesso, dos provedores da Internet. Se o provedor estiver configurado corretamente, na terceira ou quinta tentativa seu IP (endereço da computador que tenta entrar) fica bloqueado por um ou mais dias. Pode usar um IP diferente? Pode, mas vai ficar trocando de IP o tempo todo.

O que vimos nos jornais erradamente atribuídos a hackers são ataques de "negação de serviço" quando um endereço da internet é bombardeado por inúmeros pedidos de entrar na página ao mesmo tempo e durante algum tempo, impedindo conexões legítimas ou travando o servidor. Isso é feito de fora. Não precisa de senha, não precisa invadir. Para fazer isso,  baixa-se um programa gratuito muito difundido - não vou dar o nome - e se instala no computador. Esse programa fica ativo e é controlado pelo atacante. Milhares de imbecis, na maioria jovens e crianças, baixam isso e instalam em suas máquinas e o atacante as controla remotamente realizando o tal "ataque de negação de serviço" quando quiser. Os idiotas que instalam o programa são muito ingênuos em não achar que seus próprios dados e arquivos é que são o alvo do atacante. Tudo que os instaladores tem é roubado. 

Ao longo da história da web já se viu isso muitas vezes. Um dos exemplos eram aqueles programas que enviavam emails em massa. Eles funcionavam, mas o que faziam de fato era enviar toda a sua lista de endereços para o autor do programa, que depois os vendia naqueles discos com "20 milhões de emails..."

Pior, no caso desta semana, é os jornais publicarem que dados pessoais de ministros, governadores e prefeitos foram divulgados por "hackers." Meu amigo, todos os dados divulgados do ministro Fernando Haddad, que uso como exemplo, estão no perfil dele no Ministério da Educação e em outros perfis. O CPF dele é encontrado em mais ou menos 3 segundos pelo Google no Diário Oficial, link abaixo e a maior estupidez que vi na matéria do G1 é o "jornalista" escrever que "até mesmo o signo (do ministro) foi divulgado." Cacete! A menina ou menino que recebeu um diploma que não deveria ter sido dado acha do "hacker da velha" saber o signo de alguém através da data de nascimento...

Hoje, no ataque ao IBGE, também na matéria do G1, há um certo ar de "impressionante" por terem colocado uma imagem de um "olho com as cores da bandeira do Brasil". Mas esse imagem é velha para caramba e pode-se encontrar dezenas delas em http://tinyurl.com/6dgshrm

CPF de Fernando Haddad e de dezenas de outras pessoas no DOU

José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: