quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dilma e a Bunda

A Copa do Mundo nos trouxe uma série de ações desastradas por parte do governo e quem imaginou que isso ia parar na bunda de alguém? Creio que todos já viram as camisetas da Adidas, patrocinadora oficial da Copa 2014, que colocaram uma mulher gostosa e vestida com biquini numa estampa do Rio de Janeiro que dizia: "Pensado em Marcar no Rio de Janeiro." Nem duplo sentido tinha. São vários os sentidos: seu time vai marcar um gol, seus amigos vão marcar um encontro, você tem um encontro marcado com o Rio e é claro, você vai se dar bem e comer uma carioca. Na outra camiseta, um "I Love Rio", com o coração VESTIDO com um biquini, dando a entender que era uma bunda. As camisetas entraram no mercado dos Estados Unidos e não do Brasil.

Ora vejamos, os historiadores divergem sobre a origem do símbolo do coração não anatômico, utilizado para demonstrar o amor. Alguns apontam uma gravura de mamute paleolítico onde um desenho de coração foi "retirado" de uma mancha na parede (talvez mostrando aos membros da tribo, onde as lanças deveriam ser enfiadas para abater o bicho, mas depois some por mais de 10.000 anos. Outros historiadores garantem que é um bunda de mulher mesmo e a maioria dos historiadores, certamente cooptados pela Igreja e por "história oficial católica moralista", definiram que nosso coraçãozinho onipresente é uma folha da planta "hera", com a qual possui exatamente ZERO de semelhança. Eventualmente alguma folha de hera tem o formato exato do ícone, mas é incomum. Mas história católica é fé, e não realidade, então tudo bem. Outra quarta corrente acha que o símbolo vem do perfil de dois cisnes se beijando, ou bicando, porque cisne não beija, mas é o que eles dizem. É o caso de você escolher a versão que prefere. A minha escolha, é claro, é a bunda!

f33fd3d0-9e22-11e3-bddd-674e1f8d831d_camisetas-com-duplo-sentido-e-conotacao-sexual-sobre-a-copa-e-o-brasil-geram-polemica-1393330364977_615x300
Camisetas da Adidas para a Copa 2014 vendidas nos EUA

Então uma empresa comercial VESTE uma bunda, e o PT se escandaliza! Proíbe a venda da camiseta. Então uma marca comercial faz um desenho artístico cartunizado de uma sereia carioca VESTIDA e a presidente fica horrorizada e proíbe a venda! Lamentavelmente a Adidas colocou a bunda entre as pernas e não entrou na justiça contra a decisão. É um caso óbvio de censura! É um caso óbvio de abuso de poder dentro do Estado de Direito, pois no Brasil o presidente NÃO PODE MANDAR EM NADA! Não estamos na Venezuela de Maduro!

"Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer, exceto devido à Lei", é mais ou menos o que diz nossa Constituição. E como nossa Constituição não proíbe nem bundas vestidas, nem bundas peladas, a proibição das bundas vestidas da Adidas é ILEGAL, INCONSTITUCIONAL e viola os mais básicos preceitos de liberdade no Brasil. Este mesmo governo do PT jamais entrou com qualquer ação nos Estados Unidos contra os sites e portais de brasileiros, hospedados lá que divulgam o racismo e o nazismo para o Brasil.

Este mesmo PT no governo, aceita que o Big Brother da Globo, com suas bundas reais e palpáveis, com biquinis menores que os dos gráficos da Adidas e com todo o resto das mulheres que acompanham tais bundas tenha uma classificação etária de 12 anos. Entendeu??? Para a regulamentação do que pode ser mostrado para as crianças o Estado Brasileiro AFIRMA POR ESCRITO, que a partir de 12 anos as bundas sexy estão liberadas na TV. E Bandeirantes e Rede TV e Rede Record, não ficam atrás na competição das bundas mais volumosas e dos biquinis 3 ou 4 números menores. Tudo isso, liberado pelo ESTADO para consumo de todos.

A Globo (está aqui citada, porque ela o faz) é vista por cabo em dezenas de países e manda a Mulata Globeleza pelada para o mundo inteiro, para atrair a audiência para o Carnaval, onde as peladas e as abundantes proliferam e se multiplicam, com censura ZERO, a qualquer hora do dia, no intervalo de qualquer programa e isso não escandaliza o governo petista.

Somos um país que gosta de mostrar a bunda de forma lúdica, sexy e positiva, não de forma agressiva e ofensiva como ocorre nos EUA, e somos um país que gosta de olhar as bundas mostradas. Ninguém é obrigado a mostrar a bunda e ninguém o obrigado a olhar a bunda de outrem. Evoluímos do pudor do século 19 para uma sociedade leniente com suas bundas e outros petrechos femininos. Quem não quer ver, que olhe para outro lado. Quem não quer assistir, tem a liberdade democrática de trocar de canal. E um país que mostra centenas de milhares de bundas verdadeiras nas praias e clubes todos os dias, não pode impor censura a uma bunda gráfica numa camiseta. Essa imposição é que é a verdadeira IMORALIDADE.

dilma_com_o_papa
Dilma dá ao Papa, bola da Nike, mas a bola oficial da Copa é da Adidas

E fez isso, a presidente que parece ter passado na loja da Nike no freeshop do aeroporto de Roma e presenteado o Papa Francisco com uma camiseta falsa da seleção e com uma bola da concorrente do patrocinador oficial, no mínimo uma das ações mais burras que um presidente brasileiro fez, desde que Jânio esmerdalhou o argentino Chê Guevara, assassino de cubanos democratas, com a mais alta comenda nacional. Para Jânio, matar cubanos é um ato de heroísmo. Mas tem que ser os cubanos errados e não os certos. Pergunte aí para sua neta "Sininho", quem são os brasileiros errados...

1961 janio quadros e che guevara
Jânio Quadros dá Ordem do Cruzeiro do Sul, para Guevara em 1961

A consideração exposta pelo governo é de que os gráficos estimulavam o turismo sexual, coisa que o governo não quer e a sociedade não liga. Talvez o governo não saiba, mas a prostituição É LEGAL NO BRASIL desde o século 19. O que é ilegal no Brasil o caftismo, a exploração das prostitutas, o agenciamento entre clientes e prostitutas. Quantos caftens você viu presos no Brasil nos últimos 50 anos? Nenhum? Então o governo que proíbe gráficos não prende cafetões: muito correto...

Os dados de uma ONG carioca de uns 10 anos atrás apontavam para a existência de 4.000 prostitutas operando APENAS EM COPACABANA, bairro com população flutuante diária de um milhão de pessoas. Agora mesmo quando escrevo, o sexo pago está rolando solto já com os turistas chegados para o Carnaval, tudo dentro dos conformes, discreto, sem que a sociedade sequer perceba. Muito diferente de Amsterdã, na Holanda, onde as prostitutas se vendem abertamente nas vitrines de suas casas ou prostíbulos e não parece haver holandês ou governo de orange preocupado com o turismo sexual por lá: até o incentiva.

O governo ainda afirma que os gráficos da Adidas estimulam a prostituição infantil. Não estimulam. Prostituição infantil é CRIME DE ESTUPRO, mas o Estado Brasileiro reluta muito em meter na cadeia tais estupradores e reluta mais ainda em tornar públicos os seus julgamentos para preservar a imagem de tais criminosos.

Mas o que é mais imoral? Sexo por dinheiro para meninas que nada tem no interior, ou a fome diária em um vazio não preenchido pelo Estado?

Vou contar uma história. Em 1988 estive em Penedo (Alagoas), uma cidadezinha colonial às margens do Rio São Francisco que tem semelhanças com Ouro Preto. Esta cidade controlava militarmente o tráfego no rio e tem fortes com canhões, muito legais. Foi ponto de resistência portuguesa à invasão holandesa e campo de batalha.

Fizemos uma travessia de balsa vindos do outro lado, lá pelas seis da tarde. Enquanto esperávamos os trocentos carros do rallye do qual participávamos (Rota do Sol), fomos passear pela cidade. Encontramos um cinema com uma lanchonete. Para ter uma ideia do tamanho da cidade, a lanchonete possuía três banquinhos fixos para o balcão. O letreiro empoeirado do cinema, continha ainda o título do último filme apresentado, anos antes de sua falência. Era "O Exterminador do Futuro", de 1984. Triste profecia para Penedo. Estávamos no futuro e tudo tinha se acabado. O baleiro da cidade com sua "caixa de balas" estava parado na porta do cinema falido, até por não ter mais para onde ir. Compramos uns Drops. Coisa kafkiana. Só havia um tipo de sanduíche: queijo quente. Então pedimos alguns, com umas Cocas geladas (de fato sempre tinha em qualquer lugar do sertão). Preço do queijo quente com a Coca? 5 cruzeiros ou cruzados, nem lembro mais que moeda era.

Comemos e fomos rodar a cidadezinha. Quase todas as casas estavam fechadas, provavelmente abandonadas. Descendo a rua da igreja matriz (a ladeira da foto), vimos uma casa com porta e janelas abertas, luzes acesas e várias moças e mulheres com vestitidinhos curtos e normais. Paramos. Começamos a conversar e rapidamente ficou claro que era um prostíbulo. Não havia mais cinema, mas havia prostituição.

Por interesse jornalístico (mesmo) perguntei quanto era. A resposta me deu um nó no estômago e caiu-me no pé a bigorna da realidade do Sertão: "5 cruzeiros, completo", respondeu uma das meninas, aliás, todas muito bonitas, loiras, morenas de olhos verdes e azuis. Este é o destino das nascidas por gens holandeses recessivos em todo os sertão. Em qualquer área de prostituição nordestina você vai encontrar meninas que seriam capa de revista, mas que aos olhos do padrão de beleza nordestino são "as excluídas".

Olhei para meu companheiro de corrida e nem precisamos falar. Dissemos as meninas que voltaríamos logo. Ao chegar na praça da balsa, todo o rallye já tinha atravessado e expusemos a todos a dura realidade daquele lugar. Rapidamente levantamos 150 cruzados entre os participantes e voltamos ao bordel.

As meninas nos receberam com sorrisos, imaginando quais seriam escolhidas. Tiramos o bolo de dinheiro e colocamos nas mãos da mais assanhada que retrucou: "Cê vai querê todas?" Dissemos que não queríamos nenhuma, e que aquele dinheiro era para elas gastarem com elas como elas quisessem. Começaram a chorar e nós também. Aceleramos, demos as costas à realidade desgraçada criada por nossas políticas de Estado e fomos embora. Faltavam uns 20 minutos para a largada de Penedo e tínhamos ainda um logo trecho até Maceió.

Penedo foi arrasada, pois vivia de uma das principais travessias de balsa do São Francisco, a mais próxima de sua foz vindas de Neópolis ou de Santana do São Francisco. Mas resolveram passar a estrada BR 101 alguns quilômetros rio acima, em Propriá e construíram uma grande ponte rodo-ferroviária, praticamente destruindo a economia das três cidades citadas. Agora, passados quase 26 anos a cidade, felizmente, se reencontrou como cidade histórica e está recuperada
(na foto).

penedo alagoas hoje
Foto de Marco Carrillho postada no Google Maps-Panoramio

© José Roitberg - jornalista e historiador - 2014

Nenhum comentário: