quarta-feira, 26 de março de 2014

Judeu falecido em 1914 em cemitério de 1920

Em nossa última visita de pesquisa nos Cemitérios da Chevra Kadisha - RJ para levantarmos o que ainda é possível de sua história (sai na Menorah deste mês que está chegando da gráfica hoje) nos deparamos com um túmulo datado de 1914, enquanto o cemitério de Vila Rosali Velho  foi fundado em 1920 apenas.

COLUNA ZÉVILA ROSALI VELHO 1914f oto de José Roitberg_1

Trata-se de Pinchos Aisin z'l nascido em Lugausk (Lugansk - então Rússia e hoje Ucrânia) falecido em Barretos, interior de São Paulo. Foi trasladado de lá pela família dele. Felizmente, trouxeram a placa original, o que é pouco comum.

Trata-se do pai d Adolfo Aizen que construiu a fantástica empresa EBAL de revistas em quadrinhos no Rio de Janeiro.

Assim, imagino que haja outras pessoas nesta situação e temos falecidos mais antigos que o próprio cemitério. É uma curiosidade. Só podemos saber, indo lá e verificando cada sepultura. São umas 8.000 - só quando estiver nevando...
No cemitério de Vila Rosali Novo, há um forte movimento de reforma de monumentos (matzeivot), com a construção de modelos modernos em lugar dos antigos, infelizmente, com isso, destruindo mais um pouco a história. Mas acato o direito de cada família fazer o que julgar mais correto pelos seus.
© José Roitberg - jornalista e pesquisador - 2014

Nenhum comentário: