quarta-feira, 2 de maio de 2018

ENTEBBE DE PADILHA TINHA QUE TER ORIGEM PARA O ROTEIRO. VOCÊ VAI SE SURPREENDER COM O CERNE DA QUESTÃO.


por José Roitberg
O filme de Padilha tem o roteiro retirado do livro “Operation Thunderbolt: Flight 139 and the Raid on Entebbe Airport,” (2015) do professor doutor Julian Saul David pela universidade de Glasgow e professor da universidade de Buckingham. É considerado como uma das maiores autoridades em história militar e de forças especiais, com 12 livros publicados. A especialidade dele é analisar e explicar as tomadas de decisões feitas nos momentos cruciais no campo de batalha.
No livro, ele diz que Yoni Netanyahu (na foto) não tomou parte do planejamento de Entebe e que disparou contra um soldado de Uganda, contra as ordens do comandante da missão, quase fazendo o ataque falhar. O jornal Haaretz publicou em 24 de março uma entrevista com David Saul e o Haaretz elogiou o fato do filme não mostrar heroísmo das tropas de Israel. Ainda afirma que se Yoni não tivesse morrido, Israel não teria Bibi Netanyahu como político.
Não consegui descobrir se Saul David é judeu ou não, apesar do nome. Em nenhuma biografia dele é citada a religião ou a de seus pais.
A origem desta questão do livro de Saul David não é uma criação ou descoberta dele ou de suas pesquisas. Está mais para uma fraude acadêmica. O jornal israelense Yedioth Ahronoth, publicou um artigo no dia 2 de abril de 2007 (isto mesmo, há 11 anos atrás, e 8 anos antes do livro de Saul David), restabelecendo a verdade sobre o Raid em Entebe.
O artigo é baseado no material da jornalista Ariella Ringel-Hoffmanm que entrevistou 15 membros da tropa de elite Sayeret Matkal que estiveram em Entebe, no dia 4 de julho de 1976. Eles foram unânimes em afirmar que Yoni Netanyahu era o comandante da missão.
Os ataques contra Yoni vieram de outro participante da operação, Muki Betser, que por 20 anos (entre 1986 e 2006) afirmou que ele era o verdadeiro comandante da missão e não Yoni Netanyahu. Muki acusou Yoni de ter quase comprometido a missão com o tal disparo contra o soldado de Uganda como citado no livro de Saul David de 2015.

Assim, podemos claramente estabelecer uma linha de tempo para o livro de Saul David e o filme de Padilha. Saul David encontrou nas pesquisas dele as declarações publicadas pelo coronel Muki Betser ao longo de 20 anos e DECIDIU que estas declarações eram a expressão da verdade, construindo outra narrativa para a Operação Thunderbolt. Muki Betser encontrou acolhida para sua versão no jornal Haaretz, mas outras mídias israelenses o qualificaram como mentiroso e falsificador da história.
Os 15 membros da operação entrevistados por Ringel-Hoffman, desacreditaram todas as declarações de Muki Betser. Enquanto isto o jornal Haaretz de 16 de junho de 2006 (12 anos atrás) publicava um artigo assinado por Amir Oren onde se lê: "A dolorosa verdade, é que os comandantes de Netanyahu e seus amigos foram os primeiros a tentar esconder que a contribuição dele a operação foi marginal e negativa."
A pesquisa de Ringel-Hoffman também demonstrou que ao longo de 20 anos as declarações de Muki Betser mudaram, foram diferentes, e ilógicas.
É muito claro, hoje em dia, em que o papel de destruição do governo de Israel pelo jornal Haaretz e pela esquerda judaica é amplamente conhecido, que as ações de 2006 quando dos 30 anos de Entebe, para desmoralizar então o partido Kadima e o Likud foi uma destas atitudes horríveis, lesa-pátria e traidoras, promovidas pelos donos, funcionários e patrocinadores do Haaretz e 11 anos depois, esquecidas as origens da questão, o sr professor doutor Saul David a recoloca, desta vez em mídia mundial através do filme de Padilha, ovacionado pelo próprio Haaretz que muito justamente pode cantar vitória nesta questão.
O irmão mais novo de Yoni, Iddo Netanyahu, publicou em 2006 o livro "Sayeret Matkal at Entebbe: The Testimonies, Documents, Facts", com 718 páginas, já Muki Betzer escreveu o livro "Secret Soldier: The Autobiography of Israel's Greatest Commando," (Soldado Secreto: a Autobiográfica do Maior Comando de Israel), em 1996, no caso, ele mesmo é o maior de Israel.

Nenhum comentário: