quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Alerta muito importante para quem usa Google Chrome – Staticset.com

por José Roitberg

Sou fã do Google Chrome desde o início. Sou usuário. Lá por outubro de 2018 percebi que havia um novo problema no PC. O trabalho pesado em edição de vídeo e até mesmo em jogos, travava ou ficava muito lento. Abrindo o GERENCIADOR DE TAREFAS do Windows, notei um uso muito grande da CPU, quando o computador sequer nada estava fazendo. Sinal de coisa ruim do capiroto dentro da máquina.

A guia devoradora de 20 ou 30% da CPU, além de parte substancial da memória, e até operações de disco, era o Google Chrome. Mas como? Havia apenas a página do Face aberta, Gmail aberto e eventualmente uma página de notícias. Clicando na setinha ao lado do Google Chrome, abriam-se outras 6 ou 10 instâncias todas com o mesmo nome do navegador. Uma delas era a culpada. Mas o que ela significava? O que estava por trás? Note que eu uso antivírus e firewall. Nada indicavam de anormal.

Fechado o Chrome, os jogos funcionavam e o trabalho podia ser feito com a velocidade esperada.

Ontem, resolvi fuçar mais um pouco e descobri que existe um GERENCIADOR DE TAREFAS DO GOOGLE CHROME. Para abri-lo, basta estar com o Chrome aberto e apertar as telas SHIFT e ESC juntas. Abre-se uma janelinha. Em princípio talvez você não compreenda o que está errado, pois na coluna CPU do gerenciador de tarefas do Chrome, o browser vai estar com um valor baixo e as outras tarefas vão estar com valor zero.

Se você conhecer um pouco dos meandros & leandros da internet, vai reconhecer fichinhas carimbadas ali: são cookies conhecidos e ativos, como doubleclik e outros que direcionam publicidade para você de acordo com seus hábitos. Em princípio são cookies positivos, que personalizam os anúncios.

Aí, você abaixa a barrinha e surge uma instância STATICSET.COM - este é o vampiro que suga seus bytes. No momento em que estou escrevendo este artigo, no Face, no Chrome, com três guias abertas, o gerenciador me mostra um uso de CPU entre 1.6 e 10. Ao lado do STATICSET.COM você constará números como 500, 600 ou 700.

O QUE É STATICSET.COM?

Ninguém sabe. Só há especulações. Gente que pesquisou mais fundo, nada encontrou. Quase não existe material sobre ele, porque não aparece no gerenciador de tarefas do Windows (onde está camuflado como Google Chrome), apenas é visível no gerenciador de tarefas do Chrome, que maioria nem sabe que existe.

Segundo os entendidos nos EUA que já escreveram sobre o tema, só em forums de hardware e software, quem usa o Chrome como baixado da Google nunca terá o STATICSET.COM instalado. Ele vem junto com extensões que cada usuário pode agregar do Chrome. Está bem documentado não se tratar de uma extensão maliciosa, pois sua presença foi constatada ligada a várias extensões diferentes: desde desconhecidas até as muito famosas e utilizadas por grande número de pessoas, principalmente auxiliares para download.

Um dos especialistas comenta: "Se quem administra a propagação disso não disser o que é, ninguém vai saber. Mas você pode ter uma prévia da Skynet (do filme Exterminador do Futuro). Imagine o que está sendo feito pela web utilizando 20% da CPU da cada computador no mundo onde o verme está ativo neste instante? O poder de processamento é gigantesco. Algo está sendo realizado. Não parece tratar-se nem de geração de spam, nem de mineração de bitcoins, pois o normal para esta última é o uso de 90 a 100% da CPU."

Ao tentar se conectar com a url staticset.com, eu confirmei, como os especialistas afirmaram, ser impossível, retornando um erro de 'conexão recusada'. Mais um sinal de atividade ilegal.

Ao procurar dados sobre o registro desta url, se descobre ela ter sido registrada em outubro de 2017 através de um serviço chamado http://www.namecheap.com, com proteção total de dados de quem registrou por WhoisGuard, Inc.. Ambas empresas são apenas caixas postais na cidade do Panamá. Ou seja, um esquema profissional de encobrimento.

COMO VOCÊ SE LIVRA DISTO

Com o gerenciador de tarefas do Google Chrome aberto, vá nos 3 PONTINHOS, CONFIGURAÇÕES, menu dos 3 TRACINHOS e EXTENSÕES. Lá, em cada uma, há um botão para ativar ou desativar. Desative uma e veja no gerenciador de tarefas se o STATICSET.COM foi desativado junto. Apenas isso.

ATENÇÃO - este é um problema que está apenas no começo de documentação. Mas parece ser uma ameaça grave aos usuários de Google Chrome. O relatório internacional de dezembro de 2018 apontou para o uso do Chrome por 65% dos acessos globais de internet. E cerca de 20% deste volume talvez de 2 bilhões de PCs está sendo utilizado à revelia de seus 'propriotários.'

(computador lento, pc lento, google chrome usa muita cpu)

Nenhum comentário: