quinta-feira, 6 de maio de 2021

Algumas dessas configurações são ocultas ou gerenciadas por sua organização WINDOWS 10 camera não habilitada

Direto: todas as soluções que você encontrou no YouTube, nos foruns de hardware e até mesmo como resposta oficial da Microsoft ESTÃO ERRADAS. Aliás, talvez você tenha tentado seguir os passos e não adiantou. Para corrigir este bug, que não é considerado bug pela Microsoft basta marcar uma caixinha. A questão é: onde fica esta caixinha?

O aviso que você recebeu ao tentar instalar uma webcam ou ao tentar rodar qualquer um dos bons programas para utilizar a câmera de seu celular como webcam do PC está aí abaixo. As duas melhores utilizações para seu celular da geração anterior, ao invés de ficar parado na gaveta é usar como webcam. Mas não utilize a câmera frontal: use a traseira que é sempre melhor. Todos nós sabemos que os fabricantes, todos eles, estão colocando câmeras de péssima qualidade e resolução nos notebooks, pelo menos nos de entrada e nos de preço médio. Até mesmo a câmera frontal de seu celular de dois ou três anos atrás será melhor que qualquer câmera destes notebooks. Comprar uma webcam também não está fácil, pois a maioria barata é 360p, tão ruim quanto as dos notebooks. Sempre que numa conferência alguém estiver com uma imagem "lavada" com pouca cor e contraste, é uma vítima destas câmeras intencionalmente lamentáveis.



Ou seja, você quer simplemente ativar aquela caixinha ali, mas ela esta cinza (grayed out), com acesso bloqueado. Note o aviso mais acima "O acesso à câmera deste despositivo está desativado". Ok, eu sei, quero ativar. Lamentamos informar que um funcionário muito bem remunerado da Microsoft, fez esta caca aí e não pretende resolver. Numa das reclamações deseperadas que li, um sujeito havia comprado um notebook e a câmera não funcionava. Ele aproveitou para comprar uma webcam de qualidade, 720p para cima, e se deparou com este bloqueio aí. Perdeu tempo com o suporte do fabricante do notebook, que também não sabia resolver. Assim, espero que os fabricantes leiam isto e adotem esta solução EXTREMAMENTE SIMPLES.

UM AVISO: existem muitos vídeos e pocedimentos péssimos de correções de bugs do Windows 10 onde o autor, mesmo dando a cara a tapa, tem a cretinice de mandar você apagar um monte de coisas de seu computador, mudar todo o perfil do usuário para o administrador, cortando e colando etc. Sempre que algum "expertalista" mandar você deletar um monte de coisas, pare de ler e vá procurar outra solução.

Neste caso específico, a resposta oficial do consultor da Microsoft no forum da empresa em português, mandava executar duas linhas de comando: a primeira retorna "pasta inexistente", e a segunda, "erro de sintaxe" kkk... A solução da Microsoft tem erro de digitação na linha de comando. E o pior é que tem três pessoas que acharam a solução positiva. vai entender.

Analisando umas cinco soluções erradas, me deparei com uma, igualmente errada, para o mesmo tipo de mensagem, só que em relação à rede desabilitada e não câmera. Entendi que o bug estava nas POLÍTICAS DO COMPUTADOR. Calma! Não é culpa do Bolsonaro nem do Lula, mas do Uncle Bill. Políticas são um monte de autorizações ou desautorizações que um usuários pode determinar em seu computador, ou um departamento de TI pode implementar em PCs que vão ser manuseados por usuários numa empresa. Por exemplo, pode-se bloquear o uso de disquetes, impedir alteração de resolução da tela, tamanho de fontes, cores de fundo e caixas, instalações de fontes etc. Ou seja, as políticas servem para RESTINGIR O ACESSO a mudanças no PC, inclusive restringir o uso da câmera e também do microfone, um de nossos casos neste momento. A saber, o seu PC, como o meu, se você instalou o Windows deve estar com todas as políticas marcadas como "Não configurado", significando que pode. Entendendo isso, fui procurar por uma política para câmera.


Isso aí estava certo lá no sujeito que explicava como resolver a questão da rede; GPEDIT (Group Politics Editor). Lá, basta ir até a pasta abaixo: Configuração do Computador/Modelos Administrativos/Componentes do Windows/Camera... E veja só: "Estado - Desativado".


Clique em cima do Estado e vai abrir a caixinha abaixo abrir a esplicação abaixo e também o link para você corrigir este problema bizarro.


A solução é bem óbvia. Estava marcado DESABILITADO. Simplesmente marque HABILITADO.


E pronto, a mensagem em vermelho some, as caixinhas ficam liberadas e você resolveu o problema rapidinho. Não recordo se precisa reiniciar ou não. Creio que não precisa.



Não me perguntem porque esta desabilitação ocorre. Eu não sei. Sei apenas que aconteceu após a última atualização para 20H2.


Nenhum comentário: