Considerações sobre História do Rio de Janeiro e dos Judeus no Rio de Janeiro, edição em vídeo, informática, fotografia e outras tralhas
sexta-feira, 7 de junho de 2013
Inauguração do Templo Sidom em 1931
É preciso acabar com o conceito de que não havia sinagogas sefaradim na Praça Onze. Em 1929 a Bené Herzl já estava inaugurada na Conselheiro Josino 14, a Beyruthense está por ali também em algum lugar.
© 2013 – José Roitberg – jornalista e historiador
todos os direitos reservados nos termos da lei
.
quarta-feira, 5 de junho de 2013
Um novo olhar sobre a História dos Judeus no Rio de Janeiro
No mês de junho, entre os vários ciclos simultâneos de palestras no CHCJ - Centro de História e Cultura Judaica, teremos o jornalista e historiador José Roitberg apresentando um novo olhar sobre a História dos Judeus no Rio de Janeiro nos dias 13, 20 e 27 de junho, sempre de 20 às 22h. E este ciclo começa forte, nos dias 5 e 6 de junho. A primeira apresentação será da historiadora e professora, Bia Kushir, Diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro com o Cemitério de Inhaúma e consequentemente as Polacas, assunto sobre o qual é autora do primeiro livro profundo sobre o tema (Baile de Máscaras - 2007). O segundo dia fica por conta de José Roitberg apresentando a história de nossos cemitérios judaicos. Veja os dados completos dos eventos do CHCJ nos cartazes abaixo ou em "cursos" no site CHCJ/.