sexta-feira, 3 de outubro de 2014

CAVALO DE TROIA OU CABEÇA DA MEDUSA?

"Eleições 2014: TSE lança aplicativo móvel para eleitor acompanhar resultados das eleições"... Para iOS e Android, todas as plataformas. Quanta benesse do governos federal não? Acompanhar em tempo real pelo seu smartphone a apuração das eleições. O bom é que você poderá ver pela TV e ao mesmo tempo confirmar pelo celular. Uau! Todo mundo vai instalar. Será um sucesso espetacular.

Aí eu pergunto: "Você é maluco?" Será que as pessoas estão tão anestesiadas sobre a falta de privacidade voluntária oferecida gratuitamente através dos smartphones? E você minha amiga? "É maluca também?"

Quem pode ser inconsequente a ponto de instalar um app criado por um governo? Óbvio que não sabemos quais apps ditos "de empresas privadas" são apenas fachadas do estado. Há umas desconfianças muito óbvias, como Whatsapp e Waze, que fornecem informações demais ao "fabricante" e ficam conectados o tempo todo permitindo que o mais bem intencionado funcionário da área de informações saiba onde você está a cada instante... Bem... Cada um usa o que quer. Mas nada é de graça.

Na imagem abaixo  você pode ver que o app Eleições 2014 é oficialmente bem comportado. Nas "permissões" (que você dá ao aplicativo e seu proprietário, no caso o Governo) o app não acessa seus contatos, nem suas mensagens, nem suas ligações telefônicas, mas acessa todos os seus arquivos, de texto, áudio, fotos e imagens armazenados nos seus cartões de memória no telefone. Não acessa sua localização. Caramba! Tem uma grita internacional porque o governo chinês conseguiu enfiar um app em Hong Kong agora nas manifestações, que exatamente tem acesso para o "mao" das áreas do seu telefone que o app brasileiro teria para o bem. A maioria dos APPs que as pessoas instalam dão livre acesso a tudo e as pessoas não estão nem aí.

image

Examine com atenção a imagem. Na área branca inferior, há um aviso que de as atualizações podem "adicionar automaticamente outros recursos". Ou seja, o Eleições 2014 pode automaticamente mudar o que faz quando for atualizado. Para que? Acho que não preciso explicar e você já entendeu.

E esse é o governo que caiu de pau na espionagem digital americana na ONU... Sun Tzu puro: "quando você estiver perto, faça as pessoas entenderem que você está longe". Então, se estiver para lançar uma mega campanha de espionagem da sua própria população, faça um veemente discurso contra a espionagem.

App do Governo? Tô fora. E você?