segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Pen Drive de 16GB com erro de disco cheio

Cara, imagino a sua decepção quando vc comprou uma pendrive de 16 gigas, achando que ela seria uma solução para vc e quando foi copiar uma arquivo grande, normalmente de vídeo, o Windows disse que o disco estava cheio, quando na verdade estava vazio... Que saco! Mas tem duas soluções.

Em primeiro lugar os fabricantes das pendrives não deixam claro, em lugar algum de suas embalagens ou seus sites que elas vêm formatadas para o sistema de arquivos FAT... A velha e ultrapassada FAT... Nas chaves com até 2 GB se usa FAT ou FAT16 para formatação e nas chaves acima de 2 GB se usa FAT32. Acontece que o sistema FAT32 permite arquivos com apenas 3.999 GB - não permite 4 GB. Logo, sua pendrive de 16G GB formatada como vem de fábrica, não permite que você grave arquivos com mais de 3.999 GB.

Desespero... Gastei dinheiro a toa. Ora, eu não queria exatamente é ter que usar o WINRAR ou WINZIP para dividir meus arquivos em pedaços de 4 GB para espalhá-los por DVDs... Essa é uma solução se vc não quiser mexer na formatação.

Mas se você, como eu, precisa colocar arquivos realmente grandes, até porque não faz muito sentido ter chaves enormes para arquivos pequenos, você precisa formatá-las com o sistema NTFS, que é o usado normalmente pelo Windows, de XP para cima. Ocorre que ao tentar usar o menu de formatação (com o outro botão do mouse) no Explorer ou ir lá nas FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS / CONFIGURAÇÃO DE DISCOS, não será mostrada para você a opção NTFS entre as formatações permitidas. Apenas encontrará FAT ou FAT32, o que já vimos que não adianta. Então, como fazer?

Super simples! Voltamos no tempo para uns 6 ou 7 anos atrás e lembramos como era para converter HDs de FAT para NTFS quando o Ruindows não reconhecia.

Abra EXECUTAR e digite Convert C: /FS:NTFS onde "C:" é a letra da sua Pen Drive... Não vá fazer isso com o C: senão você apaga tudo do seu HD! PRESTE ATENÇÃO! Tem que ter o espaço entre o "C:" e o "/FS:NTFS".

Em menos de um minuto sua pendrive de 8, 16 ou 32 GB está formatada corretamente e pronta para receber arquivos gigantes. Falam por aí, em "desgaste" da chave usando NTFS, mas acho que isso não faz sentido algum, pois não importa para o silício se vai levar meia hora para gravar 9 GB direto ou em três partes...


16 comentários:

Jéssica disse...

você me salvou com esse post, muito obrigada xD

lenhadore disse...

Perfeito post! muito obrigado!!leh

Reginaldo disse...

olá meu nome é jaider, tenho um pin e quando fui formatar meu pc excluir todas as participações exclusiver a do pin e agora ele dar erro ao abrir o que eu faço?

Raul disse...

Melhor do que o google somente as pessoas que ajudam o google.... muito obrigado!!!

Lucas disse...

Cara, muito obrigado, me salvou aqui, tenha um bom dia, abração!

FlavioRazor disse...

Tron Full HD (13GB) no meu pen!!

Chegando em casa plugo na TV!!! espero q ela leia!!

VLW

Silmara Artesanato disse...

Muito obrigado, continue assim!

me salvou disse...

deviam fazer uma estátua desse cara e botar em praça pública com os dizeres"esse homem salvou muita gente"

Ze mané disse...

Velho vc... puta mano.. valeu demais cara, valeu mesmo...

idiotas disse...

nossa mano vc me ajudou muito mesmo estou imprecionado com isso muito obriggado mesmo

ambraskol disse...

CARA VALEU , MUITO OBRIGADO

..:::xXx:::.. disse...

É velho pensei que iria resolver meu problema atravéz daqui mas infelizmente não deu certo :( . mas obrigado pela dica abraço!

Camila Oliveira disse...

Obrigada pela dica, cara!!!!!!!!!!!!!salvou mesmooo

Diego disse...

Valeu a força irmão!

Moacir Junior disse...

obrigado pela ajuda salvou meu dia, parabens.

Marcela Molina disse...

Minha filha queria passar para um pendrive seu filme preferido, 1080p de 9,8G mas nosso melhor pendrive tinha 7G. Fomos comprar um de 16G esta manhã e ao chegar em casa essa surpresa: disco cheio! Ela estava a ponto de ligar para o SAC do fabricante, eu achando que o problema era no arquivo que baixei ou em seu formato. Como nunca custa dar um "googleada" nesse tipo de coisa, fiquei surpresa em dar de cara com sua explicação e solução tão específica e coerente :) . Vou tentar a formatação daqui a pouco, mas pelos outros comentários positivos acredito que vai dar certo e desde já agradeço. Valeu, amigo! O google não seria útil sem pessoas como você!