quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Acelerando a digitação no BR Office e dicionário com a nova ortografia

Enquanto a Microsoft come mosca a Sun já disponibilizou o dicionário de português com as novas regras ortográficas para o BR Office, suite cada vez mais utilizada, ainda mais com a quantidade enorme de micros e notebooks que vê com Linux. Algumas das instalações como a dos Positivo é muita boa e muito completa com praticamente qualquer programa que você possa precisar: todos gratuitos.

Na verdade é uma excelente opção você se livrar de um MS Office pirata e instalar um BR Office gratuito. É mais uma forma de dizer a Microsoft: ok já chega, 30 ou 40 bilhões de dólares de fortuna pessoal é mais que suficiente - BAIXE O PREÇO DOS PRODUTOS, BILL !!!

Quem está acostumado com o Word (nas versões mais modernas) e se deu ao trabalho de digitar sem se preocupar com til, cedilha, a maioria dos acentos etc, percebeu que o Word coloca isso sozinho. É o sistema de auto-correção ou auto-completamento das palavras. A maioria das pessoas não sabe que isso existe. É muito prático para quem tem notebooks com teclados americanos onde a configuração das teclas é diferente da ABNT2. Mas acelera a digitação de qualquer um.

No Word, ao digitar uma palavra certa, sem acentos ou outras coisas, que o programa não conseguiu corrigir sozinho, mande verificar o texto e na caixa de correção que se abre ao invés de clicar no botão corrigir, clique no auto-correção. Assim o Word manda aquela palavra para seu banco de dados e daí em diante toda vez que você digitar sem os sinais gráficos o programa os coloca para vc.

No BR Office no programa Writer a coisa é simples. Como no Word, as palavras não reconhecidas são sublinhadas de vermelho. Ao colocar o cursor numa delas e clicar com o botão direito, abre-se um menu. Ao invés de corrigir a palavra pela lista de palavras (pode ser apenas uma) que aparece no topo deste menu, veja mais abaixo a opção auto-correção. Clicando ali, abre-se a mesma lista só que ao escolher por esta opção, vc manda a palavra para o banco de dados de auto-correção e nunca mais vai precisar digitá-la com "ção" por exemplo. Deixe isso por conta de seu computador! É para isso que vc paga por ele!

Agora, no Writer, vá em ferramentas, idioma, mais dicionários online. Iisso abre uma página na web - procure português do Brasil, dicionário VERO (é o único oferecido mesmo) e mande instalar. Na própria janela que se abre, desabilite o dicionário que vc estava usando. O VERO já vem com nova ortografia. Atualmente isso faz muita diferença.

Espero ter ajudado mais um pouquinho

José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: