sábado, 18 de dezembro de 2010

Nunca Mais? E Cháves?

Assistimos a um golpe de Estado. Se chama "golpe constitucional." Hitler aplicou um. Incendiou o Reischstag, o parlamento, colocou a culpa nos comunistas, exigiu plenos poderes para governar por decreto e cassar os culpados, e o parlamento deu. Quase que imediatamente seu primeiro decreto foi cassar os partidos de esquerda do parlamento e convocar novas eleições, sem eles, o povo deu aos nazis mais de 2/3 das cadeiras.

Hugo Cháves fez a mesma coisa. Culpando a água e não o fogo, usou um parlamento que desgraçadamente foi jogado no colo de seu partido para idiota ausência da oposição na eleição anterior e recebeu a mesma benesse de Hitler: governar por decreto. Sua desculpa é cassar os culpados pelas inundações. Mas, segundo os camaradinhas bolivarianos é temporário. 

É claro que é temporário. Cháves não precisa de 18 meses para tornar a oposição ilegal, para decretar desapropriações em massa de terras e negócios, para anular o resultado da eleição em vigor e impedir a posse dos 61 opositores eleitos além de governadores e prefeitos da oposição.

Não precisa de 18 meses para calar o que restou da imprensa ainda livre e não precisa de 18 meses para decretar, ou uma lei de número de eleições ilimitadas para presidente, ou direto decretar que este mandado é de 16 ou 25 anos.

Seu parlamento de bolso lhe deu poderes para governar por decreto sobre todas as áreas políticas, econômicas, transportes e segurança do país. Quando os generais no Brasil governavam por decreto era o fim do mundo. Mas um coronel fazer o mesmo na Venezuela? Viva la Revolucion!

Cháves pode fazer o que quiser e estará dentro da lei de seu país, a ex-Venezuela e hoje (pouca gente realmente sabe) República Bolivariana da Venezuela. Hitler também agiu estritamente dentro da lei da Alemanha. E sabemos no que deu.

No momento em que Raul Castro toma uma medida atrás da outra para levar Cuba ainda à segunda metade do século XX (não do XXI), Cháves vai descer "O Capital" sobre a sociedade Venezuelana e os judeus de lá que se virem, pois vai sobrar para eles, já que certamente são culpados pela chuva. Ora, não rezam diariamente pedindo chuva? Então a culpa é deles!

Cháves não precisa esperar 18 meses. Pode descer um pacotão neste domingo, com bolsa, bancos, comércio e fábricas fechadas.

Gritem por aí "Nunca Mais" e não façam nada! Nem olhem, nem vejam, nem reclamem quando as coisas acontecem "Novamente Igual..." 

"É o lobo! É o lobo!" Gritamos há anos, mas como na história da carochinha as pessoas da aldeia estão ocupadas demais para acreditar...

E nosso governo novo cujo partido nunca reconheceu a eleição democrática na Costa Rica, vai certamente reconhecer a ditadura bolivariana levada a cabo ontem.

Um a um os países do bloco latino vão implementando toda a agenda do Foro de São Paulo e não me espantarei se Lula voltar à presidência dessa comunidade golpista revolucionária carregado nos braços. A Venezuela é o balão de ensaio do Foro.

José Roitberg - jornalista

Nenhum comentário: