Quando se tenta entender os números chineses, a cabeça das pessoas entra em parafuso. Mal dá para visualizar o tamanho de sua população, sete vezes maior que a brasileira. Ainda no início dos anos 1990, o grande economista sir John Kenneth Galbraith, já falecido, disse que se cada chinês precisasse comer apenas mais um ovo POR ANO, seria necessário alimentar as galinhas com toda a produção de grãos da Austrália. Só um ovo a mais per capita... Hoje a agência Reuters divulga um número que nos deveria fazer refletir sobre a demanda e sobre o esgotamento de recursos naturais. É o seguinte. Perceba que seu carro (se vc tiver um) pesa em torno de 1,3 toneladas (médio).
O Brasil, reconhecido mundialmente por sua siderurgia, produziu no total de suas 29 usinas, 2,991 milhões de toneladas de aço no mês de abril. Eu sei que ninguém consegue visualizar isso. Mas imagine que durante a Segunda Guerra Mundial, em 60 meses os EUA construíram 40 milhões de toneladas em navios mercantes (5.777 navios, sem contar o militares e a taxa de afundamento pelos submarinos alemães e japoneses foi quase de um navio afundado para cada lançado). Isso equivale a pouco mais de 13 meses da produção brasileira atual.
Já a China, vem produzindo em maio a média incrível de 2,193 milhões de toneladas de aço POR DIA !!! Entenda: 20 dias da produção de aço apenas das 70 principais usinas siderúrgicas chinesas (há mais) seriam suficientes para alimentar o enorme esforço dos Estados Unidos inteiros ao longo de 5 anos em economia de guerra com o máximo da mobilização econômica possível!
O número chinês é totalmente incompreensível. Imagine a prospecção de minério de ferro e carvão mensal do Brasil, com o seu transporte, sendo a movimentação diária na China? A logística é inimaginável. E a logística de distribuição do aço produzido é mais alucinada ainda, e tudo funciona.
O esgotamento dos recursos naturais tende a ser assustador. A cada 22 dias, a China consome os recursos naturais para produção de aço que o Brasil consome em um ano. Ou seja, são consumidos recursos equivalentes a quase 17 anos brasileiros em um ano chinês. Isso numa conta muito por alto. E sem consideração ecológica alguma, apenas esta indústria chinesa polui em UM ano, muito mais que as siderúrgicas brasileiras em 20 ou 25 anos.
O quanto a Terra tem para dar à economia chinesa ser o que é? Por outro lado, leve em conta que mais de 60% da área da China (todo o centro no mapa) é desértica, não há população, não há cidades ou estradas, e o subsolo dessa região imensa do deserto de Gobi e adjacências, mal começou a ser arranhado.
José Roitberg - jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário