terça-feira, 1 de novembro de 2016

Tablet ICC Vision e Braview 35F16G-81280W

Tem muita coisa que entender destes produtos. A marca ICC está já fora do mercado há alguns meses mas o tablet com Windows está sendo comercializado pela Braview. As especificações do produtos nos sites de venda da B2W (Shoptime, Americanas e Submarino) estão erradas.

O que você precisa saber logo?

Memória: o código 16G no nome do modelo indica que a memória interna é de 16 GB, e não 8 GB como consta nos sites. O modelo anterior comericalizado pela ICC tinha 8 GB, mas o atual da Braview em 16. Há um slot miniSDHC e você pode espetar seus cartões por lá. Apesar de eu usar um cartão de 16 GB classe 10 da Kingston, normalmente, estava com a máquina filmadora então decidi espetar um cartão de 124 GB classe 10 da Kingston UH-II um dos mais velozes que há no mercado. E para minha satisfação, o tablet aceitou o cartão sem problemas, como você pode ver na imagem abaixo. Eu decidi rodar um vídeo full HD 60i (60 fps) que estava no cartão. O tablet não travou, mas o vídeo não foi fluido. Dava para ver com trancos. Mas aí também é exigir do equipamento algo para o qual ele não foi projetado. Então, apesa da especificação definir que o cartão máximo é de 32 GB, funcionou com 124 GB Classe 10 com exFat, nem era formatado em NTFS como deveria para usar no tablet com Windows. A memória RAM, aquela onde os programas serão executados é de 1 GB e se isso parece pouco em relação ao seu computador, fique sabendo que nos telefones e tablets funciona.

tela 6

APPs no cartão de expansão: eu uso telefone Windows e tablet Windows por dois motivos básicos. Este aqui é o segundo. Na imagem acima você pode ver que dá para definir exatamente o que você quer que fique no cartão e o que você quer na memória interna. Eu rapidamente percebi que nos primeiros usos do Tablet, você deve escolher colocar aplicativos no cartão apenas na hora de instalá-los, senão um monte de atualizações obrigatórias do Windows vão parar no cartão e não no sistema onde deveriam estar. Eu prefiro deixar apps como a do Facebook na memória. Esta cois simples do usuários definir onde quer colocar suas tralhas, não pode ser feita no Android nem no iOS. Neles é preciso usar de artimanhas que podem ferrar o sistema todo. Em ambos pode-se e deve-se definir as novas imagens e vídeos para os cartões, mas não dá para fazer isso com apps, principalmente com os jogos. No Windows Phone, sempre pode fazer isso e este foi o motivo que me levou a comprar o tablet ICC há quase dois anos atrás. Para meu desgosto o que se pode fazer com o Windows Phone 8 e 8.1 não pode ser feito com o Windows full 8 e 8.1, assim quebrei a cara. Para chegar até aí, use o item Armazenamento no menu de configurações do sistema.

tela 3

Windows 10: uma grande encrenca e reclamação de quem tinha os tablets ICC Windows 8.1 é que queriam atualizar para o Windows 10 e quem tentou, se ferrou, pois não havia drivers disponíveis de forma automática ou simples. O pior é que a M$ oferecia a atualização e o usuário imaginaria que se está sendo oferecido, e de graça, é porque seu hardware é compativel. Mas só se descobria que não era, depois da Inês atolada. O Braview vem com Windows 10 instalado e tudo funcionando perfeitamente. A interface é muito melhor para operar. Apesar do mesmo quadracore Intel de 1.33 Ghz, a impressão que eu tenho é de que o tablet ficou muito mais veloz. Quando instalei o Win 10 em computadores o efeito inicial foi o mesmo. É provável que a memória interna do Braview seja mais veloz que a do ICC de dois anos atrás, mas não tenho como medir isto. O Win 10 se comunica melhor com a Internet e redes. O wifi funcionou na finalização da instalação que você deve fazer de forma suave, como sempre deveria ser. O botão de ligar vem com um aviso colado, indicando que você deve carregar o tablet por 12 horas antes de ligar. Segure a curiosidade e siga a instrução. É muito importante para a vida da bateria que tem mais amperagem que a do ICC.

Modo Tablet: se fosse para enumerar apenas um elemento pelo qual o tablet TEM QUE SER Windows 10 e não 8.1 é o MODO TABLET. Na imagem abaixo você vê onde ele é ligado no item com o mesmo nome no menu de configurações. Também pode ser ligado por botões de atalho na barra lateral direita móvel da interface. Neste modo, tudo que reclamávamos de dificuldades de uso do 8.1 deixa de exisitr. O Windows 10 pode ser usado em modo computador ou tablet e isso faz toda a diferença para o usuário.

tela 4

No modo tablet, você terá também uma barra inferior na tela com botões e atalhos.

tela 1

DSC07115
Acima no modo computador e abaixo no modo tablet

DSC07113

DSC07114
Acima você pode ver a barra lateral direita puxada com os vários botões de atalho

O maior defeito do 35F16G-81280W

As câmeras não funcionam: tanto no ICC quanto no Braview, com Windows 8.1 e com Windows 10, nenhuma das duas câmeras funcionam. Embora eu não acredite que um cliente sequer tenha comprado estes tablets pela câmeras que seriam péssimas, caso funcionassem, com apenas 2 Mpixels a boa e 0,6 a frontal para Skype etc, isso é simplesmente algo inaceitável numa relação comercial. Muita gente que usa tablet usa Skype e nestes modelos não vai poder usar. E talvez perca o aparelho se tentar. Vou explicar.

Obviamente qualquer cliente quando ligar o tablet vai querer ver como é a imagem da câmera, mesmo sabendo que comprou com câmeras ruins e ultrapassadas. Aí, clica no app da câmera e dá de cara com uma tela preta e controles. Mexe daqui e dali e nada de imagem, continua tudo preto. Apenas, ao lado da câmera interna, o led que acendia em vermelho para a recarga está aceso em verde indicando a câmera liga. Ok, deve ter algo que estou fazendo de errado, vou sair do app de câmera. E saio. Se não tiver atenção, não perceberá o led verde aind aceso e não perceberá que a parte superior do tablet está aquecendo! É novo, talvez aqueça mesmo… Mas não aquece assim não. É o problema fatal deste modelo. Quando você percebe que está quente, tenta desligar pela tela e nada funciona. Tenta pelo botão lateral e nada funciona. A condição é: ligado, travado, led verde aceso e esquentando. Ai, ai. A coisa não está boa. O que fazer? É preciso dar um reset feito da seguinte forma, aperte e mantenha apertados os dois únicos botões laterais que o tablet tem por uns 10 ou 15 segundos ou mais. Quando o led verde apagar, você ressetou a máquina, destravou e ela vai ligar normalmente em seguida quando você usar o botão liga-desliga.

Em qualquer caso que este tablet travar, use logo o procedimento de reset pois não há outra coisa a fazer. e vai funcionar, sempre.

 

Agora algumas coisas ruins e outras boas

Suite Portable: O Braview vem com Word, Excel e Power Point portáteis. O ICC não vinha com isso. Já sabemos que a ligação HDMI do tablet com TVs e monitores funciona corretamente, desde que você tenha o cabo correto para a ligação, que não vem com o aparelho. Mas veio com o Braview aquele adaptador muito útil para você ligar uma pendrive ou leitor de cartões de tamanho normal no plug mini USB.

Não é Gorilla Glass: até hoje tem gente perguntando nos foruns se o 35F16G-81280W vem com o vidro resistente. Gente: os aparelhos que vem com vidro resistente anunciam isto abertamente como argumento de venda. Após vários tombos, um de meus cães labradores deu uma bela pancada no meu ICC que saiu voando enquanto eu estava lendo na cama e caiu da pior maneira possível: bem com o cantinho no piso duro. Taí a foto do tablet ICC quebrado para PROVAR que não é Gorilla Glass. Eu fiquei triste, liguei e… Ligou! Ufa, ia usar quebrado mesmo, mas não deu. A tela partida inviabilizou o sistema de toque na tela.

tablet-icc-quebrado

Tela de alta Resolução: é o segundo ponto que me fez optar inicialmente pelo ICC e novamente pelo Braview. É uma tela de 1280 x 800 com qualidade de imagem impecável, muito, mas muito superior mesmo às telas de 800 x 480 e umas híbridas com 1000 pixels de largura que tem por aí em modelos mais baratos, todos com Android. Estas telas de resolução menor, não severm para nada, ao meu ver. Talvez para crianças. A tela de 1280 x 600 é similar em resolução a do original do iPad Mini primeiro modelo, quando foi lançado e fez a festa dos usuários. O chipset Intel com placa de vídeo Intel fazem uma bruta diferença no funcionamento do tablet e na qualidade da imagem.

O ponto imbatível é a reprodução de vídeos: eu assisto muitos vídeos antigos no tablet e eles vem nos mais variados formatos e com os mais variados codecs. Pode ser um MP4 mais ou menos convencional, um FLV do Youtbe, um MKV (Matroska) muito utilizado, um moderno WEBm ou H265, até mesmo um AVI-DV ou AVCHD como já citei acima. E se você é usuário de Android ou iOS sabe que vai ter que converter vários de seus vídeos antes de poder assistir no tablet. E o fabricante de seu tablet não vai lhe indicar o que você deve fazer, quais são os parâmetros de conversão e que programas usar. No caso do Windows 8 a 10, basta baixar o player VLC e seu tablet vai rodar sem qualquer dificuldade todos os vídeos que você enfiar-lhe USB abaixo. Isso, também é um dos pontos que faz quem quer assistir vídeos optar por tablet Windows. Ok, existe app do VLC para Android e iOS, e até para Windows 8 e 10. Eu já testei bem, nas mesmas máquinas e não funciona como um VLC instalado funciona. Algo que deve ser difícil para a Videolan resolver impede que o app seja tão eficiente, veloz e digestivo quando o programa instalado. Sempre baixe o VLC pelo site oficial. Se você continua insistindo em usar Widows Media Player tenha a consciência de que você está ERRADO e mais de 93 milhões de pessoas usam o VLC.

 

Dissecando o ICC 35F16G-81280W

Como estava quebrado, não me importei em abrir o tablet para matar a minha curiosidade e a sua.

tablet-icc-bateria

Nessa primeira foto vemos como a bateria é fina e de dimensões enormes, ocupando mais de 2/3 da área inter por trás da telas. 3,7 volts com 4.200 mAh. Acima à direita, vemos o alto-falante e oposto a ele na esquerda o microfone que nunca usei. Pode clicar nestas fotos para abrir em tamanho maior.

tablet-icc-circuitos

Aqui na segunda, vemos a partir da esquerda o microfone, o plug do fone de ouvido, a ridícula câmera de 3 Mpixels e o conjunto dos conectores HDMI e USB. Nem dá mais para saber o que é a antena do wifi e do bluetooth. Mas pode-se notar uma montagem limpa com blindagens e dissipadores de calor internos no módulo central onde está a CPU, memórias e placa de vídeo e à esquerda, onde pela posição entre o microfone e o alto-falante, parece estar a placa de áudio. Não sou técnico em eletrônica de informática, então se estiver errado, corrijam-me.

tablet-icc-cpu

Aqui o coração do tablet. Pode clicar pois deixei em resolução full. Temos a CPU que pela marcação dela SR1UB é de fato uma Intel Atom Z3735F quadracore com 1.333 GHz, cache L2 de 2 MB com tecnologia EM64T o que significa que é uma CPU de 64 bits, mas o sistema Windows instalado é o de 32 bits. Algum motivo bom deve ter, pois com um sistema de 64 bits o tablet ia ser ainda mais veloz. Esta CPU possui o controlador gráfico integrado, ou seja CPU e placa de vídeo fazem parte de um único chip. Esta CPU pode utilizar memórias até DDR3L 1333. A coisa branca que você vê sobre a CPU é buffer térmico entre ela e o dissipador de calor.

Os quatro chips de memória com 2 GB cada um são sul coreanos, fabricados pela SK hynix, a sexta maior fabricante de semicondutores do mundo. E o modelo destas memórias é o H5TC2G63FFR 2 GB DDR3L (a letra L é para Low, baixo consumo elétrico) e a designação PBA a coloca com velocidade de 1600 e não de 1333. Uma explicação: o tablet ICC, o mais antigo, apesar de ter a designação 35F16G-81280W, veio de fato com 8 GB como era anunciado na venda.

Pela posição do grande chip do lado direito da CPU, fabricado pela Toshiba, ele é uma controladora de entrada e saída em formato e encapsulamento similar ao encontrado dos discos SSD da Kingston. A Toshiba não divulga informações sobre seus chips.

Assim, curiosamente, com um preço colocado abaixo de 600 reais, para o modelo Braview atual de 16 GB com Windows 10, não encontramos uma montagem chingling como imaginávamos, mas os componentes relevantes, fabricados pela Intel, Toshiba e Sk hynix, o que foi uma grata surpresa. Sem uma desmontagem total, que não estou a fim de fazer, não foi possível encontrar qualquer outra marca de um fabricante terceirizador.

Um comentário:

Re Na Ta CR disse...

Sabe onde encontro a tela para trocar?O meu tbm está quebrado...