sábado, 27 de novembro de 2021

Tela azul no Windows 10 - Nvlddmkm.sys - a solução correta

Se você tem placas de vídeo Nvidia (de qualquer fabricante) está sujeito a esta chatice que não é um problema, aleatoriamente desde 2019 ou início de 2020, com Windows 7, 8 e 10. Se ocorre no 11 não faço ideia. E possível que sim.

Pode ser no meio de um jogo, ou abrindo uma foto, ou apenas movendo o mouse num browser. Acontece do nada e BUM! Tela azul, indicando um erro com o Nvlddmkm.sys, vou reportar a Microsoft. Em alguns segundos o relatório de problema é enviado a M$, o computador reinicia normalmente até, em algum momento, ocorrer novamente. Pode ser em sequência ou pode ser até após alguns dias de uso.

A M$ nunca resolve nos patches de atualização personalizada, porque certamente não conseguiu entender o problema, que como eu disse, não é um problema, mas apenas um bug. Acredito ser do instalador da Nvidia, e não do Windows.

Existe aquele monte de jovens autores de correções a todos os problemas no YouTube abordando este e emitindo soluções que não funcionam. Todos mandam atualizar o driver da placa de vídeo Nvidia como se o gamer ou usuário que tem placas de vídeo em seus PCs não soubesse fazer isso e não fizesse sempre. Vou logo adiantando: não resolve. Mandam fazer a instalação "limpa" do driver da Nvidia: não resolve. Mandam restaurar o PC ao último ponto de instalação: provavelmente não resolve e ainda vai remover todas as atualizações que você fez.

Pense comigo. Se alguém não atualiza o driver de vídeo, esta pessoa sabe que existe ponto de restauração no PC e que ele está habilitado? Provavelmente não.

Tentando seguir as instruções, um dos carinhas disse para copiar o Nvlddmkm.sys da pasta c:\Nvidia para o c:\windows\system32. Não sei de onde ele tirou isso, pois o Nvlddmkm.sys não fica nas pastas da Nvidia e sim exatamente na system32, esta excrescência que acompanha o Windows a mais de 10 ou 12 anos.

Abri a system32 e mandei procurar o Nvlddmkm.sys que é, resumindo não tecnicamente, o arquivo de controle do driver de vídeo no Windows e não nas pastas da Nvidia. O resultado, para minha grande surpresa está aqui abaixo: TINHA DOIS ARQUIVOS COM MESMO NOME. Problema encontrado.






Olha, sou um sujeito que começou na informática com IBM1130 e 370, cartões perfurados, programando em Assembler, Fortran, Cobol, PL1, Basic etc. Em 1981. Talvez quem esteja lendo nem saiba que estas linguagens de programação existiram. Mas desde o início uma coisa é IMPOSSÍVEL: dois arquivos com mesmo nome no mesmo diretório! Esse é parte do bug. Se olhar com atenção, logo após "amd64_" o "nome do arquivo" é diferente, mas ele é entendido pelo sistema como Nvlddmkm.sys, em ambos casos. Portanto, são arquivos diferentes, mas com o mesmo nome. O tamanho é diferente e a data mostrada ali como última modificação também é diferente.

O erro que gera a tela azul é quando alguma instrução de qualquer programa precisa entrar nesta biblioteca Nvlddmkm.sys e encontra duas, não entrando em nenhuma delas e indo para a tela azul.

Clicando nos arquivos percebi que o atual é o de cima, número 496.76 e o debaixo era muito antigo, o 456.71, do dia 7/out/2020. Portanto, há 13 meses no computador, sem que existissem 13 meses deste erro de tela azul, aliás, foram alguns dias apenas. A solução é simples: basta apagar o arquivo velho que ficou entalado no computador. Mas o nosso doce Windows não vai permitir que você delete um arquivo .sys, nem com autorização de administrador. Após as imagens eu explico como eu faço. Dá para ver que o status deles era diferente. O atual estava em uso, o que é correto, e o antigo tinha o acesso negado.









Quando dá este tipo de erro de acesso e você tenta liberar o acesso por dentro do Windows é mais provável que nunca consiga. Em 2019, pesquisando no Google encontrei um programinha muito pequeno, com apenas 2 kb, que afirmava fazer isto e estava disponível desde 2017. Fiquei com o pé atrás, pesquisei procurando safadezas e reclamações e nada encontrei. Arrisquei baixar e instalar, criando um ponto de restauração antes, é claro. O treco simplesmente funciona. Adiciona um atalho no menu de arquivos "obter controle total". Basta selecionar o parasita, obter o controle total de deletar o miserável. Não sei quem escreveu este programinha, mas agradeço aqui de coração e em nome de todos que o utilizam.

https://www.informaticode.com.br/download-controle-total-de-pastas-no








 

 

 

 AVALIAÇÃO DO BUG

Não posso ter certeza, mas tudo indica que em algum momento após o 456.71, algum dos instaladores da Nvidia, durante as atualizações, não deletou o arquivo vigente "em uso", e os instaladores seguintes procuram apenas o arquivo em uso naquele momento, e não qualquer outro anterior esquecido por ali. Isso explica porque eu fiz várias instalações limpas, quando o instalador deveria apagar tudo da Nvidia no computador e começar do zero, mas este arquivo zumbi ficou esquecido por ali.

Nenhum comentário: