quarta-feira, 28 de novembro de 2007

TV Digital - Mas que caixinha cara, hein?

Na capa do jornal O Globo de domingo passado (25/nov) há uma chamada para entender o que será a TV Digital, datas de implantação etc. Vale lembrar que a TV a cabo já está se digitalizando faz tempo com a SKY/Direct TV e NET. Nestas empresas o consumidor não paga absolutamente nada pela caixa conversora, nem na inscrição do serviço nem na troca obrigatória, feita em menos de 5 minutos pelo técnico das empresas.

Mas na matéria do jornal, diz-se que há TVs que já estão preparadas para o sistema digital, se bem que não há essa informação disponível no momento da compra e que para as antigas, deverá ser COMPRADA uma caixa de conversão com a instalação de uma antena UHF interna ou externa. Valor das malditas caixinhas: 499 a 1.099 reais, segundo a reportagem.

Não era essa a previsão original! Não se falava de nova antena e o valor das caixas de conversão estaria na faixa de 100 reais divididos em 10 prestações sem juros. Por 499 a 1.099 quem será o otário a comprar uma caixa conversora ao invés de uma TV nova??? Cinicamente o Banco do Brasil diz que vai financiar as caixinhas em até 48 vezes com juros entre 2 e 2,5% ao mês.

Para quem não quiser fazer a conta, 48 x 2 = 96% e 48 x 2,5 = 120%, portanto esse financiamento camarada dobra o preço da caixinha. Certamente lá pelo início do terceiro ano de seu financiamento, os preços das caixinhas já terão despencado, mas você vai continuar pagando a prestação fixa. 2,5% aos mês num programa social é extorsão! São 30% ao ano com a taxa SELIC de outubro foi de 0,93% ao mês!

Parece haver um acordo muito picareta para que toda a população brasileira troque seus televisores. Agora, e o impacto ecológico dos aparelhos de TV que irão para o lixo?

Nos EUA, a caixa de conversão é GRATUITA e seu custo faz parte do projeto geral. Aliás, como a TV aberta é fantasticamente lucrativa no seu todo, e o governo está nos obrigando a trocar o sistema atual por um melhor, o custo das tais caixinhas conversoras deveria ser diluído nas milhares de cotas de patrocínio e inserções comerciais, até porque interessa aos patrocinadores que os espectadores assistam os programas e seus comerciais.

Governo e anunciantes deveriam pagar por essa conversão. Jamais o consumidor. Quando um assalariado mínimo vai poder dispor de 500 pratas mais a antena e fio para trocar de sistema? A digitalização que deveria aumentar o alcance social da TV vai é encher os bolsos dos mesmos de sempre.


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