terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Aprenda a usar o format XPS para salvar páginas da WEB

Achávamos estar seguros salvando páginas no formato MHT mas depois do Explorer 8 está havendo uma confusão danada e muitos arquivos MHT antigos não abrem mais, não importa que seja no XP, VISTA ou WINDOWS 7. Minha sugestão nestes casos é arrumar uma máquina mais antiga e desatualizada, ver se os arquivos MHT abrem lá e salvar em XPS.

O XPS pretende ser um formato simples e rápido para transformar páginas da web em arquivos únicos que possam ser lidos pela infinidade de leitores de docummentos que tendem a se consolidar no mercado substituindo parcialmente os notebooks.

Vou logo avisando: páginas protegidas como as do G1 por exemplo, não salvam em XPS. Mas também não salvavam em MHT, portanto nada mudou. É preciso salvar como HTML mesmo.

O XPS se esconde no menu de impressão. É como uma impressora instalada. É só clicar e dar uma olhada.

Para imprimir em XPS do Firefox, Chrome ou Explorer vc pode configurar a pagina para ter ou não dados de cabeçalho como endereço, data, número da página etc. Aí a opção é sua.

O XPS grandes vantagens em relação ao MHT.

1) No menu avançado de impressão vc pode configurar a qualidade das imagens. É tudo muito claro.

2) O arquivo gerado da zoom de uma forma muito simples e veloz, como necessário para os leitores digitais.

3) Pode-se pesquisar palavra chave dentro do arquivo.

4) Pode-se copiar e colar textos e imagens para fora do arquivo, coisa que o MHT não permitia. Muitas vezes você precisa tirar trechos para citações, cópias etc e aí o XPS funciona perfeitamente.

5) Como atua em forma de driver de impressão, independe de plataforma (Explorer, Firefox, Chrome e outros) vai funcionar com qualquer um

6) Voce pode salvar arquivos do word e outros também no formato XPS rapidamente.

No meu sistema XP SP3 com Explorer 8 eu tentei simplesmente usar o que estava instalado e houve alguns erros e o resultado não foi lá grnade coisa. Pesquisei e fui na página da M$ http://www.microsoft.com/whdc/xps/viewxps.mspx e instalei a segunda opção (a do meio) Microsoft XPS Essentials Pack e tudo funcionou perfeitamente. A opção da direita é para o Windows 7 também.

Eu estou arquivando com isso. Agora, fique por sua conta, pois não imaginava que o MHT ia dar pau (ainda estou lutando para recuperar) e não faço ideia se o XPS vai funcionar ou não.

Abs,
José Roitberg - jornalista

3 comentários:

disse...

Cara eu salvo porem nao sei onde vai parar este arquivo, E quando tento salvar novamente ele diz que o nome ja existe, mas eu nao acho ele.

disse...

Cara eu salvo o arquivo mas nao sei onde que ele vai para, e quando salvo denovo ele diz ja existir porem nao acho de jeito nenhum.

José Roitberg disse...

Entre no explorer de arquivos e na caixa e busca digite *.xps que vc deve achar a pastas. Este artigo é bem antigo, note que da época do XP SP3 e já vamos para o Windows 10. Atualmente eu utilizo apenas o formato MHT existente apenas através MS Explorer.