sábado, 29 de janeiro de 2011

Como trocar o filtro de ar do Renault Clio 1.6

Esse tutorial, com alguma adaptação também serve para outros modelos Renault com motor 1.6 16v Hiflex ou não. de 1998 até 2011.

Todas as fotos são ampliáveis, basta clicar.

Sempre gostei de mexer em carros e fazer o que for possível sozinho. Aí me deparei com essa missão terrível: trocar o filtro de ar do Clio 1.6. No manual não tem nada. Não existem mais aqueles belos livros de manutenção por modelo que havia em bancas de jornais. Na internet também não achei nada. Só do 1.0 (que é bem diferente) Então fui quebrando a cara.

Se você tem Renault, já sabe que sem um kit de pontas de chave “estrela'” você está vendido. Então arrume um.

Onde fica o raio do filtro?

Se você está acostumado com carros “normais” e caixas de filtro óbvias, com presilhas, você não está preparado para Renault. As caixas de filtro de todos os modelos não são óbvias, mas são muito bem feitas, resistentes e bem fixadas. A do 1.0 com modelo de “gaveta” (existe outro modelo) é um primor. Em nenhum dos casos existe a possibilidade de molhar o filtro de ar em chuvas muito fortes.

No motor 1.6 16v filtro fica lá atrás, na vertical, escondido e essa enorme caixa de ar na frente não é a do filtro. Sei que você já tentou abrir (ela não abre) e ficou imaginando como enfiar o filtro nela… Aliás quando o vendedor te deu o filtro, você deve ter achado que ele era meio maluco, que deu o filtro errado e não havia onde colocar aquela coisa enorme no Clio.

filtro-de-ar-renault-clio-1.6-01

Como acessar o filtro de ar?

É bem simples. Há dois parafusos com uma travinha química azul. Eles não tem porcas e são auto-atarrachantes. Isso é importante na recolocação para você não ultrapassar as marcas de aperto de fábrica e forçar o plástico. Só que a posição não ajuda né? Para mexer no superior você pode tirar o sensor à esquerda e mudar o tubo de posição. Basta apertar o botão verde e puxar para cima. Sai e entra bem fácil.

Ah… Esse monte de silver tape aí é porque a minha coifa que liga a caixa de ar à caixa do filtro de ar rasgou e a fitinha mágica fica cumprindo o papel dela.

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Tá bom Zé, mas que chave entra ali?

Agora não é tão simples. Uma chave em T pequena como esta já não serve. Não dá para tirar o parafuso de baixo e muito menos o de cima. Nem tente encontrar uma chave estrela toco, porque não há. Toco é aquela chave bem curtinha.

filtro-de-ar-renault-clio-1.6-03

Uma excelente solução.

Procurando por uma catraquinha, já pensando em morrer em umas 70 pratas num kit completo cheio de bits que eu já tenho de qualquer modo, encontrei essa belezinha aí naquelas lojas MultiCoisas. Preço? R$ 8,50 – Perfeita para parafusos em locais estranhos. Compre uma!

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Solte os parafusos, mas não remova da caixa do filtro para não forçar. Eles ficam presos lá e não caem. Note que o filtro apareceu.

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Não saia puxando tudo!

Agora você tem duas alternativas, ou solta a coifa entre a caixa do filtro e a caixa de ar, o que é certamente a recomendação original e levante a caixa do filtro, ou solte a presília de fixação da caixa de ar, segurando a borracha senão ela cai lá no protetor de cárter? Como eu sei? Claro que a minha caiu…

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Agora sim, levante o sistema e troque o filtro.

Levante o sistema todo e troque o filtro. Não há como errar pois ele é assimétrico. Note que a borracha laranja não fica toda para dentro da caixa do filtro. Aperte com os dedos até onde der e quando reapertar os parafusos ela vai ser forçada dando a vedação correta.

Veja as duas setas abaixo da caixa do filtro. Elas apontam para os encaixes inferiores que são apenas de posicionamento. Não exigem pressão, não fazem “clic” nem nada.

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Espero que esse tutorial tenha sido útil para alguém que estava enrolado como eu para trocar o filtro.

Ah, se o seu Renault 1.6 estiver vibrando muito, com a marcha lenta estranha, primeiro veja se a coifa não rasgou ou soltou como a minha. Depois, no caso de marcha lenta baixa e carro até morrendo, 95% das vezes a culpa é das bobinas.

Como você pode ver, no meu 2005 tenho 3 bobinas diferentes e nenhuma delas é que veio com o carro. As duas marrons são as mais antigas da primeira troca/problema, a branca é da segunda e a preta é da terceira (é uma bobina alemã e confio um pouco mais nela – deve ser pura bobagem…). Portanto, sem que eu como motorista tenha como “usar errado uma bobina” esse Clio já está na sua décima bobina em 6 anos.

Jamais troque as bobinas numa autorizada pois eles cobram por uma, o preço de quatro. Trocar uma bobina é muito simples. Motor frio, aperte a trava preta do cabo e remova, use aquela chave em T com uma estrela para remover apenas um parafuso que prende a bobina, puxe para cima, coloque a outra, atarraxe o parafuso, plugue o cabo e vá embora. Dá dois ou três minutos de trabalho e a concessionária tde cobra uma hora de mão-de-obra…

E apesar de tudo, adoro esse carrinho, principalmente andando rápido numa serra…

José Roitberg – jornalista

28 comentários:

André disse...

E tem como colocar um filtro esportivo? Talvetirando o filtro dali e colocando na outra ponta.. nao?

E afinal... pra que serve aquela caixa que eu também achava que era o filtro?

paulo disse...

valeu ajudou muito, mesmo.

silverio disse...

Silvério Barros.
Ótimas dicas, o próprio mecânico não achou onde estava o filtro. Valeu.

Unknown disse...

Obrigado. Estava doido tentando achar algo claro, A mangueira também soltou e tentava encaixar de qualquer maneira e o seu blog deu a solução tacar fita. Obrigado. Obs: vou comprar um jogo de chaves.

CrazyHop disse...

Então estou esperando a resposta do André sobre filtro esportivo, rola ? cabe lá ? Que complicação esse motor ! Meu sobrinho de 9 anos já sabe mecher no motor do Uno.

nando.. disse...

a Inflow fabrica e vende filtros esportivos
estou fechando a compra de um para o meu Clio 1.6 16v HiFlex 2005 (K4M)
ele tem o mesmo formato do original e é colocado da mesma forma

me identificando como usuário do Renault Clube Brasil, consegui 10% de desconto na compra
de R$87,50 por 78,75

o contato é este, se for de interesse
marcel@filtrosinflow.com.br
ou acesse o site filtrosinflow

Dogg187 disse...

Valeu mesmo cara, eu achando que aquela caixa preto fosse a caixa de filtro, compprei o carro recentemente e o meu estava sem o filtro, provavelmente o corpo de borboleta deve estar imundo, obrigado mais uma vez.

Unknown disse...

Obrigado, bem esclarecedor, tenho um clio 05/06 1,6 16v hi-flex privilége, ótimo carro, baixo consumo e conforto incrivel!!

Carlos disse...

Parabens muito bom o tutorial, na primeira vez que fui trocar esta filtro eu e o mecanico achávamos que ficava nesta caixa anterior (acho que é caixa de ressonancia). Fiz uma viajem de 700km andei um pouco na cidade e quando fui para BH sentir um ronco mais forte, nem liguei andei mais 100km, dias depois na estrada novamente para ir de BH para SP resolvi abri o capo e ver a parte que conecta esta caixa cou a outra onde fica o filtro estava solta, encaixei, mas não ficou 100%, vi nas suas fotos que tem fita prendendo, exite alguma presilha neste local? algo para fixar esta duas partes?

Jose Roitberg disse...

Creio que não tem não meu amigo. Quando eu fui ver as falhas na aceleração e marcha lenta, percebi que a coifa estava rasgada, e taquei silvertape nela. Continua lá até hoje e continuo usando o carro. Como é uma áraea fria e seca do motor, a fita irá resolver indefinidamente. Na verdade eu nem procurei uma coifa nova para comprar.

Juarez disse...

Bom post amigo, eu estava levando uma surra pra fazer isso, kkkkkk, me adiantou muito, vlw mesmo.

Sug disse...

Parabens pela dica! Alguns mecanicos e vendedores de loja de peça não sabem onde fica este filtro! Tenho outro carro mais novo e mais possante mas o meu clio 2006 é show de bola. O bichinho é valente e nunca deu problema. Alias o unico problema é a desvalorização mas para quem não troca muito de carro ainda compensa. Uma solução que acabei inventando por achar abusivo o preço cobrado nas concesionarias foi com a alavanca de cambio que acaba se desgastando. Da um trabalho danado mas é possivel a gente mesmo substitui-la serrando um pedacinho do topo da alavanca original e colando com resina epoxi a chinesa. Se alguem quiser sabe como é só perguntar.

Anônimo disse...

qual o nome desse sensor que você destacou ai amigo? a conexão Y em que ele encaixa o plug verde do meu quebrou. e não sei nem porque nome procurar.

Grato.

Ciro Bertoni disse...

Você é um ninja!!! Post simples e extremamente objetivo. Parabéns! Minha coifa rasgou e eu entrei em pânico pois o carro perdeu força e me deixou na mão. Vou na silvertape também. Valeu!! Abraços!

Leandro disse...

Tenho uma scenic 2001 1.6 16v a posição do filtro é a mesma?

A marcha lenta do meu fica abaixo de 1000 rpm e a luz do oleo e a do stop ficam oscilando quando o motor esquenta, mas quando encosto no acelerador e o motor fica com 1000 apagam-se todas...

Parabéns pelas informações ajudaram muito

Jose Roitberg disse...

Leandro, de fato eu não me recordo da posição do filtro da Scenic. Tive uma deste mesmo ano aí seu, mas dei linha em 2005 e não lembro mesmo. A maior parte dos problemas dos Renaults com marcha lenta se devem a: (1) filtro de ar sujo, (2) coifa do filtro de ar rasgada ou deslocada permitindo uma falsa entrada de ar (isso até parece bobagem mas é fundamental e (3) bobinas com problemas. Meu Clio 1.6 2005 já deve estar na bobina de número 20! Ainda bem que hoje estão baratas de fato. Tem carros que estão aí com 4 bobinas de marcas diferentes e épocas diferentes de colocação e isto bagunça a marcha lenta. Óbvio que as bobinas deveriam ser iguais, com a mesma especificação, mas não são. O correto é trocar as 4 bobinas, sempre uma der problemas. Nunca se pode trocar uma só e o mínimo deve-se trocar duas. Elas são colocadas de uma forma elétrica curiosa e o par são as duas externas e as duas internas, digamos 1 e 4, e o outro 2 e 3. Se você trocar as bobinas 1 e 2, por exemplo, bagunça tudo. Espero que isto o ajude.

Anônimo disse...

Top! Muito obrigado pela informação.

Anônimo disse...

Minha kangoo 1.6 16v 2006 esta com a marcha lenta abaixo de 500 e morrendo. O que pode ser?

Jose Roitberg disse...

Acho que a primeira coisa a verificar são as bobinas, que nestes motores 1.6 16V antigos (como o meu) são um problema constante. Lembre que o ideal é ter 4 bobinas iguais. Se forem diferentes, vai dar problema com a marcha-lenta, principalmente. Note também que as bobinas não tem uma sequência linear de montagem e são 1-3-4-2 (da esq para a direita). Se foram de marcas e modelos diferentes devem formar dois pares 1 e 2, e outro par 3 e 4.

Anônimo disse...

Acho que todo mundo confunde a caixa de equalização com a caixa do filtro..... fiquei uns dez minutos com a caixa na mão... desisti e coloquei no lugar... quase deixei a presilha cair entre o motor.. agora que li o tutorial vou denovo... otima explicação.

Helio Braz Braz disse...

obrigado pelas preciosas informaçoes.......tenho um sandero stepway 1.6 16v 2009.....e ele estava parecendo que o escapamento estava furado..,falhando..entao levei a oficina pra ver....lá chegando, verificou-se que nao era o escapamento......mas a duto de ar estava rasgado e uma bobina n 3 estava com ferrugeme a vela tambem.....entao troquei a bobina 3 e o jogo de velas.....melhorou....mas depois de ler a sua postagem vou a bobina 2 tbem.....obrigado.....apanhei bastante sobre o assunto....rs.

Helio Braz Braz disse...

obrigado pelas preciosas informaçoes.......tenho um sandero stepway 1.6 16v 2009.....e ele estava parecendo que o escapamento estava furado..,falhando..entao levei a oficina pra ver....lá chegando, verificou-se que nao era o escapamento......mas a duto de ar estava rasgado e uma bobina n 3 estava com ferrugeme a vela tambem.....entao troquei a bobina 3 e o jogo de velas.....melhorou....mas depois de ler a sua postagem vou a bobina 2 tbem.....obrigado.....apanhei bastante sobre o assunto....rs.

Anônimo disse...

Boa noite ,muito boa dica mesmo ajudou muito muito obrigado e tudo de bom!

Andre Ribeiro disse...

Parabéns José.
Foi muito boa essas dicas. Fiquei algum tempo procurando algo a respeito desses tópicos.
Obrigado!
André Ribeiro
Porto Alegre RS

HEAD BONE HAIR disse...

Cara...minha mãe possui um clio 16v 1.6 ... Qdo retirei o filtro visualizei a presença de muuuito óleo no interior da caixa plástica, onde o ar passa...SERIA NORMAL ESSE ÓLEO?

HEAD BONE HAIR disse...

Olá...fui trocar o filtro de ar do Clio 1.6 16v da minha mãe...qdo tirei o filtro vi que a parte interna da caixa estava encharcada, aliás com uma boa quantidade de óleo ... Isso seria normal?

John Hebert disse...

Você é simplesmente um mito! Parabéns pelo POST. Abraço!

Anônimo disse...

Opa, gostei do seu posto, mas meu Clio 1.0 16v flex é 2011 e a posição do filtro de ar é totalmente diferente, li para saber se a Renault mudava tanto assim em seus carros, e não acho atrativo. Prefiro os carros que aumentam potência, diminuem gastos com combustível, ficam espaçosos com aproveitamento....enfim. Mudar localização motor, velas, filtro de ar, de óleo, correias..... dificultando manutenção do proprietário, até em trocar um encaixe de soquete do farol, não é nada interessante.