quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

1998 - Os 50 Anos da nova sinagoga Shel Guelimut Hassadim

O RIO JUDEU QUE O POVO ESQUECEU

JUBILEU DE OURO: CRÔNICA DE UMA EPOPÉIA SEFARADITA

por Roberto L.Benathar (**)
publicado na Revista Menorah número 473 de novembro de 1998
     
Tarde ensolarada de domingo. Bandeirinhas de Israel e do Brasil tremulavam presas às mãozinhas das crianças: “Iom Ha’atsmaaút” comemora-se alguns meses antes com a alegria contagiante de um “Toque deXofar” anunciando que “Medinat Israel” era nossa! Inteiramente nossa! A rua estava repleta. A bucólica Rodrigo de Brito engalaneara-se para receber sua mais ilustre moradora: a pedra fundamental da sede própria do Templo da União Israelita Shel Guemilut Hassadim! Na rua pontificavam casinhas aqui e acolá, terrenos vazios, muitos.
     
Era o dia 10 de outubro de 1948, 07 de Tixri de 5709. A comunidade judaica lá se apertava por volta das 15 horas. Convocada por seus líderes a participar de mais uma das solenes epopéias sefaraditas, respondia em cânticos como cantaram para Moisés os filhos de Israel a bela canção “Azi IaxirMoshé Uvnei Israel...” Rostos adultos, rostos de velhos patriarcas, de velhas matriarcas, rostos de bebês, rostos de jovens adolescentes, perninhas saltitantes de crianças, e ... povo! Aquele povo das ruas desejoso de saber o porquê de tanta manifestação esfuziante! O povo desejava conhecer o que representava aquela movimentação epidíctica!

Sinagoga Shel Guemiluta Hassadim - Rua Rodrigo de Brito - Botafogo - RJ - fundada em 1866 e passando por 7 endereços, é a sinagoga mais antiga em atividade no Basil. Seu rito é marroquino.
2013 - Shel Guemilut Hassadim
     
A bela tarde que se prenunciava, o ambiente descontraído, agitado, cheio de fragor suave tão próprio do judeu sefaradita, predizia uma grande festa! ãs 15:30 horas a solenidade tem início: Ata histórica deveria ser lavrada! Urna contendo elementos simbólicos e representativos do acontecimento seria depositada sobre a pedra fundamental! Isaac Rafael Benoliel, Diretor de Culto (Parnás), abre a solenidade e convida a tomar assento à mesa dos trabalhos representantes de outras Congregações Judaicas: Rabino Lemle, Salvador Esperança, Felix Hasson, Alexandre Goethe, Tufic Nigri, e representantes da Comunidade Shel Guemilut: Jomtob Azulay (Presidente), Rafael Serruya (Vice-Presidente, Messod Benzecry (Secretário), Maurício Mossé (Tesoureiro), David Pérez (Orador Oficial). Em seguida, convocou Fortunato Azulay que abriu a sessão fazendo histórico da Sinagoga, relembrando em merecido preito de saudade Presidentes e Diretores desde 1882 (***), passando pelas tentativas de construção da sede própria efetivadas em 1936 e 1941 mas que não lograram êxito. Somente hoje, neste dia magnífico de outubro, completou Fortunato, “conseguiu coroar de êxito nossa missão e cumprir o mandamento de nossa Torá: construir o Templo.”
     
Segue-se pela ordem David José Prez. Em um daqueles seus maravilhosos improvisos, imponente, cevado de clareza, de consciência, de coragem, mostrou-nos o papel da Sinagoga como legaram nossos Rabinos: ser o local onde ojudeu, concentrado em suas preces, não perde espiritualidade; ser o lugar em que se cuidada educação religiosa das novas gerações, garantindo aperpertuidade da nossa doutrina. Das poucas casas ao longo da rua, embelezadas para o grande dia e das imediações circunvizinhas, pôde-se ver chegar o povo altaneiro a ouvir o discurso de David Pérez, procurando entender o porquê de tanta força naquelas eruditas, mágicas e emocionantes palavras!
     
Isaac Benoliel vestido como de costume, elegantemente, em traje passeio completo de cor bege, gentilmente, pediu aos presentes que assinassem a Ata a ser depositada na Urna, nela constando os seguintes dizeres:
     
“Aos 10 dias do mês de outubro de 1948 (7 de Tixri de 5709), às 15 horas, nesta Cidade, à Rua Rodrigo de Brito n° 37, foi lançada a pedra fundamental da Sinagoga a ser construída neste local. Pela diretoria foi mandada lavrar esta Ata em comemoração da cerimônia realizada”.
     
Em seguida o Parnás Benoliel, amável como o é o homem de convicção firme, nomeou uma a uma, as matriarcas responsáveis pelo depositar na Urna os detalhes mínimos do extraordinário dia:

      Sr“ Jomtob Azulay: o pergaminho da Ata.
      Sr3 Rafael Serruya: o Boletim de n° 1 do Departamento Cultural e Social.
      Sr3 Ambrosio Ezagui: o convite para o lançamento da pedra fundamental.
      Sr“ Shaba Levy: algumas moedas.
      Sr“ Regina Moraes e Matos: telegramas recebidos.
      Sr“ Pepe Benzecry: o Jornal do dia.
      Sr“ Samuel Lasry Laredo: conduziu a Urna até a pedra fundamental.
     
Vale lembrar que em todas as épocas as mãos das matriarcas se constituíram em fonte de engradecimento do Povo Judeu. Depositada a Urna foram convidados pelo Párnas a preparar o cimento os Senhores José Adler, Abrahão Ramiro bentes e Saul Caji. Os presentes foram convocados a lançar uma pá de cimento. Principiou esta etapa da festividade o sábio maior David José Pérez. nesse momento quebrara-se a tensão, a festa seguia com todo o previsto muito bem desenvolvido e as palmas puderam soar quentes e acarciantes!
     
Prosseguindo com a efeméride, Rabino Lemle, representante das demais Comunidades Judaicas presentes, lembrou em sua alocução que 7 de Tixri se constituí em um dos dias de “Texuvá”. Conclui por elogiar Jomtob Azulay que concretizava seu sonho de muitos anos e por afirmar que nesse momento deve-se realçar o princípio j udaico da Democracia baseado no D’us Uno e Humanidade Una. Outros oradores também se apresentaram: Tufic Nigri louvou a grandiosidade do evento; Moyses Azulay representando a Comissão dos construtores composta dos Engenheiros Rbom Benchimol, José Mizrahi e dele próprio, fez ver aos presentes como fora planejado o Templo: salão de culto e salão no andar térreo para fins culturais e assistenciais.
     
Encerrou a cerimônia o Párnas Isaac B enoliel agradecendo aos presentes pela tarde, pedindo as Bençõas de D’us e asseverando que as futuras gerações seriam gratas pelo esforço daqueles homens e daquelas mulheres ! Os presentes começaram a retornar às suas residências e, em gosotosa vozearia, comentavam a grandeza da iniciativa! Evadiam-se em sonhos, a imaginar nossa Sinagoga pronta, viva, cheia e repleta de judeus de todos os rincões brasileiros e de irmãos marroquinos que nos legaram soberba cultura! Quem sabe sonhava aquele cortejo com o novo Templo repleto em um Cabalat Xabat, ouvindo alegre os Salmos de david?!!...
     
Em 7 de setembro de 1950 aquele sonho tornara-se realidade. Estava pronta nossa relíquia, consagrando o novo templo-sede-própria da União Israelita Shel Guemilut Hassadim !
     
Jomtob Azulay permanceu Presidente até 1959 ano de seu falecimento. De lá para cá foram Presidentes - todos sem exceção mantiveram firmemente o culto de tradição hispano-portuguesa:
     
Falecidos: Abraham Benoliel, Eliézer Zagury, Aarão Benchimol, Fortunato Azulay, Israelino Buzaglo, Messod Benzecry, Moysés Eshiriqui, Abraham Ramiro Bentes.
     
Vivos (Bendito D’us): Rubem David Azulay, Menahem Miguel Benjó, Samuel Joshua Levy, César Benjó.
                                                                         
(*) Publicado pela primeira vez no Boletim da União Israelita Shel Guemilut Hassadim, 50 (2): 28-9, out-nov. 1998.
   
(**) Professor Universitário vem realizando estudos sistemáticos sobre a História da Shel Guemilut, muitos deles publicados na Revista Menorah.
     
(***) Foram Presidentes até 1922 quando tomou posse Jomtob Azulay: Arthur Levy, Isidoro Hass, Abraham Parente, Joseph Alcaim, Leão Abreu, todos falecidos.

© Editora Menorah - 1960-2014

PEQUENO HISTÓRICO DA SHEL GUEMILUT

Sinagoga da União Shel Guemilut Hassadim
1866 - Foi fundada ainda na época do Império e seu alvará foi assinado pelo Imperador D. Pedro II. Sua localização inicial foi na esquina da Praça da República com rua Senhor dos Passos. Foi fundada como União Israelita do Brasil
Em 1873 teve seus estatutos aprovados no dia 13 de janeiro e foi para rua da Alfândega 358. Abaixo o diário oficial do dia 28 de janeiro de 1873.
1873---01---28---diario-oficial-página-da-Uniao-Israelita-do-Brasil-dip
1876, a União Israelita do Brasil recebe autorização para criar um cemitério judaico na Rua da Alegria que hoje fica nos fundos do Cemitério de São Francisco Xavier. Não se sabe se isso foi adiante ou por que não foi.
1890 na Rua do Hospício 81, também chamada de Sociedade União Israelita, cuja diretoria se encontra abaixo (Almanack Adminsitrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro)
1891 O Almanack Adminsitrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro, de 1891 faz referência A SOCIEDADE UNIÃO ISRAELITA RUA DO HOSPÍCIO 81 E SUA DIRETORIA
1897 com o nome Sociedade Beneficente União Israelita do Brazil, está na mesma rua do Hospício (Buenos Aires), agora no número 97
1900 na rua de São Pedro 253 (rua não existe mais).
Em 1911, sob a presidência de Arão Henrique Malca, mas aluga a rua do Hospício 166 para Rosh Hashaná e Iom Kipur. É a primeira vez que temos publicado no nome União Israelita Shel Guemilut Hassadim. Outros membros conhecidos desta diretoria são: Leão Abreu e Samuel Nahon.
Em 1920 na rua do Lavradio 90, no sobrado abaixo que ruiu em 2013.
rua-do-lavradio-90-dip
em 1935 na rua Francisco Muratori 33 (Sta Teresa perto da Lapa) abaixo, prédio ainda em excelentes condições.
shel guemilut hassadim francisco muratori 33 blog
Em 1948 na rua Rodrigo de Brito em Botafogo, onde se encontra hoje. Há um vídeo único de 1950 por ocasião de um ano de localização em Botafogo e mostra as fachadas dois dois endereços anteriores. Você pode assistir aqui.
Aniversário de um ano na rua Rodrigo de Brito
© José Roitberg - jornalista e historiador 2014

Nenhum comentário: