Uma das primeiras grandes obras após o desmonte do Morro do Castelo foi a construção da Avenidas das Nações, nome que faz pouco sentido para quem passa por lá nos dias de hoje, e encontra apenas o consulado dos EUA. Em 1922, construída a avenida foi criada uma grandiosa exposição com pavilhões internacionais (portanto, das nações), bem ao estilo das grandes exposições mundiais que ocorriam desde o século 19. Por exemplo o Palácio Monroe, foi o pavilhão do Brasil na Exposição de Saint Louis em 1904, projetado para ser desmontável. Foi trazido e montado no RJ em 1906.
Vamos então resgatar os belíssimos pavilhões da Exposição de 1922 através dos cartões postais emitidos oficialmente para a ocasião. Vamos começar com o Pavilhão da França, pois é o único que sobreviveu, como a Academia Brasileira de Letras. As fotos dos postais levam a assinatura dos Malta.
É até difícil de acreditar que há tão pouco tempo atrás tivemos estes prédios magníficos no centro do Rio, e na Avenida Beira Mar. Olhamos hoje para o terreno e não conseguimos visualizar onde ficava tudo isto.
Abertura da Exposição com desfile militar no Pavilhão de Festas
Pavilhões da Tchecoslovaquia (primeiro plano), Noruega (escuro) e outros
5 comentários:
Ótimas fotos. Inacreditável que conseguiram destruir quase tudo.
Marco Miranda
Ótimas fotos.
Ainda existe alguma coisa disso tudo. Onde fica, em que local do Rio?
Como citado no início do texto, o prédio "antigo" da ABL - Academia Brasileira de Letras é o único que ainda existe na Avenida Presidente Wilson - http://goo.gl/rkbQ2B (Google Mapas)
parabéns pelo seu precioso trabalho.
Postar um comentário