sábado, 25 de novembro de 2017

Windows 10 lento para iniciar e nos minutos após a inicialização

Há dois fatores já bem conhecidos para a demora da inicialização do Windows 10. Não para a tela dele entrar, mas para você poder começar a usar o computador na área de trabalho. Pode ser que até tudo fique lento de travado durante os primeiros minutos e você não consegue nem abrir uma janela. Como isso pode acontecer no i7 com 32 ou 64 GB de memória rápida?

Ah… Agradeça aos fabricantes e fornecedores Crapware, que mesmo sabendo dos problemas de seus softwares, deixam a solução para malucos como nós, ao invés de RECONHECER que há problemas e enviar uma nota oficial do que fazer.

O primeiro grande problema é a interação do Zone Alarm com o Windows 10. Nem o fabricante do anti-virus e firewall, nem a Microsoft de pronunciaram sobre o assunto. Adotam o comportamento de avestruz com uma pequena diferença, pois elas foram um bicho híbrido. Para fugir dos problemas, enfiam a cabeça deles num buraco no chão, mas deixam virada para cima a nossa bunda, e não as deles.

Entusiastas descobriram que o Firewall do Zone Alarm, um dos mais utilizados no mundo, se comunica com o sistema de backup do Windows 10 e por 5 a 10 minutos pode elevar o uso da CPU, nos piores casos a 20% (no meu caso chegava a 55%). Mesmo assim com 80% da CPU livre, nada funcionava. Após os 10 minutos iniciais a coisa se acertava e passava a consumir ‘apenas’ 10 a 12% da CPU para fazer o quê? Aparentemente NADA! Mas alguma coisa estava rodando em sua máquina. Tem gente que testou isto mesmo com o cabo de rede desconectado e descobriu que o Firewall junto com Backup estavam agindo mesmo sem conexão de internet, portanto, algo muito errado aí. Então, a definição para resolver PARTE do problema é abrir a interface do Zone Alarm, ir no Firewall e desliga-lo com os dois botões que existem lá. Precisa reiniciar o computador necessariamente.

Após a reinicialização, a primeira coisa que vc deve fazer, é entrar nas configurações do Windows 10 e habilitar o Firewall do Windows, que estará desabilitado pela instalação ter detectado o Zone Alarm anteriormente. Para ficar seguro, você deverá reinicializar o computador novamente se o Win 10 não avisar que você deve faze-lo.

O antivírus do Zone Alarm, até segunda ordem pode ser mantido. Está síndrome aí acima afeta as versões gratuitas e pagas, da mesma forma.

MAS MEU FIREWALL NÃO É O ZONE ALARM

Você terá que proceder da mesma forma já que vários sites especializados testaram os firewalls, mais utilizados no mundo e TODOS apresentaram o mesmo problema. Assim no Windows 10, só o firewall nativo.

Há relatos também, e isso acontecia comigo, desta síndrome de estranho abuso da CPU ocorrer ciclicamente a cada 8 ou 10 horas, sem que qualquer serviço estivesse agendado.

SEGUNDO E MAIS IMPORTANTE PASSO

Há outro SERVIÇO que detona o início do Windows 10. Ele é chamado de SUPERFETCH e pode ser encontrado através do MSCONFIG lá na aba de serviços.

O Superfetch existe desde o Windows Vista e você não deve ter notado problemas com ele até chegar ao Windows 8.1. O Superfetch serve para colocar na memória RAM (aquela dos pentes do computador) os programas e trechos de programas que o Windows entendeu que você mais usa, para eles iniciarem mais rápido. Coisa até sem sentido se seu computador tem apenas 2 GB ou 4 GB de RAM. Ele foi desenvolvido na época dos HDs e não foi projetado para SSDs, cada dia mais baratos e comuns.

Acontece que o SSD tem uma leitura tão velos quanto às RAMs e dispensa o uso do Superfecth. Para piorar a coisa, este serviço, mesmo com SSDs funcionava corretamente no Win 7 e Win 7 SP1 e  funciona incorretamente no Win 8.1 e Win 10.

superfetch

Assim, se você usar SSD para o sistema operacional e para as pastas de programas, o que é normal de quase todos nós, então precisa DESABILITAR O SERVIÇO SUPERFETCH, pois ele vai ficar alguns minutos, na inicialização do computador, copiando programas para a RAM. Mas se você usa HD e tem mais de 4 GB de memória, sugiro manter. Faça um teste. Agora, se você usa um daqueles notebooks de 2 GB que são um saco para iniciar, então detone o superfecth e você terá uma grata surpresa.

Note a posição do rollover à direita, pois o Superfecth fica lá para baixo, pertinho do Telefonia, que é mais simples de encontrar.

Nenhum comentário: