quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ADOBE FAZ SEU PIOR ERRO E ATRAPALHA A VIDA DE TODOS OS EDITORES PROFISSIONAIS DE VÍDEO

URGENTE – SE VOCÊ USA WINDOWS 7 EM SUA ILHA DE EDIÇÃO NÃO ATUALIZE PARA O ADOBE PREMIERE CC 2018, POIS HÁ UM PROBLEMA GRAVE QUE IMPEDE A UTILIZAÇÃO DE SEUS PROJETOS ANTERIORES OU DE VÍDEOS BRUTOS GRAVADOS COM DOLBY 5.1 SURROUND

É inacreditável como uma empresa com a capacidade tecnológica e a qualidade de cérebros assalariados pode tomar uma decisão consciente de FERRAR A VIDA de seus consumidores.

A questão é simples. Os programas Premiere 2018, Media Composer CC 2018, Audition CC 2018 e After Effectcs CC 2018 NÃO TEM MAIS SUPORTE PARA O CODEC DOLBY 5.1.

Ao instalar esta atualização e constatar que suas trilhas de áudio gravadas em câmeras, no formato surround ou qualquer vídeo no formato .MTS não são mais importadas para dentro do Premiere ou do Audition, além do desespero óbvio, para os que tem um mínimo de conhecimento do sistema Adobe Creative Cloud, a solução parece ser simples, como nos casos de erros anteriores: desinstalar os programas 2018 e reinstalar os programas 2017.  Só que não funciona.

atualização do post no dia 22/nov/2017 – A catástrofe é ainda maior que a inicialmente descrita. Não houve outra solução inicial exceto instalar o Windows 10. Além do problema terrível e absurdo dos arquivos .MTS, o que os outros usuários pelo mundo a fora estão reclamando:

1) várias das janelas dos painéis do Premiere ficam pretas inesperadamente – isso já aconteceu comigo em outras atualizações. É preciso fechar o programa e abrir novamente para continuar editando.

2) Abertura de projetos antigos, principalmente grandes ou complexos levando muitos minutos, quando levavam antes um minuto ou menos.

3) Renderização notadamente mais lenta para todos os codecs.

4) Nem o MediaComposer 2018 nem o Premiere 2018 estão conseguindo se entender com várias das placas da Nvidia, de gerações diferentes e portanto, ao invés de melhorar o uso dos processadores CUDA, estão simplesmente dando pau nas renderizações e falhando 100% das vezes em que se aplica correções de cor Lumetri a qualquer clip, mesmo com os drivers Nvidia mais atualizados. A falha poderá com ser em todos os clipes de sua timeline, mas ela acontecerá constantemente ou eventualmente. Assim a correção de cor simples e ágil do Lumetri NÃO PODE SER USADA no Premiere 2018. Se isto acontecer com você, não se desespere, remova o Lumetri de todos os clips e renderize sem ele. Você já sabe que o que mais utilizamos do Lumetri – a correção de branco, de preto e de temperatura de cor, você não poderá fazer de forma simples com os outros corretores de cor. E por isto, tomei uma decisão bizarra de remover todos os programas da suite CC 2018 e voltar para CC 2017. Até mesmo o Photoshop estava lento. E o resultado foi um soco na boca do estômago. A renderezição com o CC 2017 de volta está muito veloz e normal como sempre, com Lumetri é claro, mas a porcaria de não abrir o áudio dos arquivos .mts, que havia sumido, voltou…

5) Por outro lado, alguns dos usários relatam que o Adobe After Efects CC 2018, está perfeito e muito veloz nas renderizações (são os mesmo que reclamam do Premiere CC 2018).

6) No caso do Adobe Audition CC 2018, para áudio, também houve uma pisada de bola. A edição de áudio usa muitos marcadores e quando se clica numa lista de marcadores se quer ir até ele, de preferência no meio na timeline como era até agora. Mexeram em algo que não deviam e no CC 2018 o cursor vai para o canto esquerdo da timeline e nem se vê o marcador que fica ‘fora da janela’ à esquerda, obrigando a reposicionar a timeline para ter acesso ao ponto desejado. Coisa estúpida.

Ao constatar o problema em minha ilha de edição, fui logo procurar as FAQs e discussões no fórum da ADOBE, apenas para me deparar com centenas de pessoas alucinadas, irritadas e desesperadas nos últimos dias. Uma delas disse que tentou reverter ao 2017 e não adiantou. Eu fiz o procedimento correto, apenas para ter a certeza absoluta de que não funciona.

premire cc 2017 importação do codec dolby

Acima você tem a janela de diálogo normal do Premiere até o CC 2017, que surge ao tentar importar o primeiro arquivo de vídeo com áudio 5.1, o default das câmeras de vídeo totalmente digitais da Sony, por exemplo, com a extensão .MTS. A instrução era sempre óbvia e simples. Dê OK, o codec é instalado automaticamente e você tem acesso ao áudio. Só que não ocorre mais. O Dolby simplesmente não é instalado e só é feita a importação do vídeo.

Alguns editores diriam: “Ora, mas não se usa o áudio da câmera! O áudio profissional é captado em equipamento a parte…” Não, não, não!!! Mesmo com a captação em equipamento à parte, o áudio direto da câmera é o ÁUDIO DE RASCUNHO, fundamental para a sincronização do vídeo com o áudio captado à parte. No caso de gravações em festas, e eventos religiosos, o normal é ter apenas o áudio da câmera.

Existem ainda os que nunca se importam com áudio, pois precisam apenas das imagens para montar cenas dubladas ou com música e estes não vão sentir problemas até querer salvar o o vídeo.

Neste momento vão perceber que também não poderão criar trilhas sonoras em Dolby 5.1 no Premiere 2018, o que fazem os que dão saída para discos Blue Ray e cinema.

Pior ainda, pelos gritos nas FAQs, os projetos antigos deste tipo de editores profissionais, abrem no Premiere 2018, sem os áudios também. Terrível, né? Será que o trabalho anterior estará perdido?

DESRESPEITO TOTAL DA ADOBE COM SEUS CLIENTES

Que fique muito claro: os usuário da Adobe Creative Cloud SÃO TODOS USUÁRIOS PAGANTES. Pagam 100 reais por mês para estudantes e professores e 209 reais por mês para profissionais. Não há piratas no CC. Uma das vantagens promovidas pela Adobe para o sistema CC era exatamente suas constantes melhorias e atualizações, tudo sendo rapidamente instalado através da internet. Quem usa CC pirata não tem como atualizar, pois o crack destes programas parte do princípio deles ficarem impedidos de se comunicar com o servidor da Adobe, coisa que acontece normalmente sempre que o cliente liga um programa CC.

SE, o tão na moda SE, a Adobe tivesse colocado uma nota de aviso, antes de nós, os clientes-otários, termos atualizado para o 2018, avisando desta alteração BRUTAL, PERVERSA E INTENCIONAL, não estaria eu escrevendo aqui, pois nem eu, nem os milhares de outros editores profissionais que usam Windows 7 teriam feito a atualização. Mas não: a Adobe não preveniu seus clientes, apenas os encantou com as novidades e deliciais da atualização.

E O QUE OCORRE QUANDO SE TENTA ABRIR UM VÍDEO COM ÁUDIO DOLBY 5.1 ou MTS de dois canais NO CC 2018?

Surge uma janela de diálogo estapafúrdia, avisando que o Dolby agora precisa ser suportado pelo SO (para quem não sabe, Sistema Operacional – e creio que muita gente não saiba) e que o cliente pagante deverá OBRIGATORIAMENTE atualizar seu SO para o mínimo de Windows 8.1…

Acredite em mim! A Adobe fez isto de fato!

Óbvio que ninguém em sã consciência rodava Adobe CC ou qualquer outra coisa profissional na bosta do Windows 8.1. No site da empresa, na propaganda linda e maravilhosa da suíte CC 2018, a Adobe afirma que esta mudança foi para “melhorar a experiência do cliente e a segurança dos programas”. E a empresa vai mais longe, recomendando que todos migrem para Windows 10, onde a suíte 2018 funcionará perfeitamente (e completamente). Obviamente o custo de instalar o Windows 10 é do otário do cliente.

Ora, sabemos que muita coisa é espetacular no Windows 10, e outras não funcionam corretamente, principalmente o hardware, também por opção da Microsoft  de levar o cliente a trocar seu computador que está funcionando adequadamente por um mais novo, não oferecendo drivers corretos para hardwares com alguns anos de bom desempenho. Então a Microsoft está há dois anos alavancando a venda de hardware e agora a Adobe está alavancando a venda de Windows 10, afirmando que o Windows 7 não possui suporte para Dolby 5.1. E você não vai encontrar mesmo.

CUIDADO – Aproveitando este problema, os espertos de plantão já colocaram vírus de adware em instaladores que prometem colocar o Dolby 5.1 ou AC3 no seu Windows 7. Se você resolver instalar um deles, passe o antivírus ANTES e constate. Testeis os dois que aparecem em primeiro no Google. Dois Adwares….

SÓ QUE A ADOBE PARECE ESTAR MENTINDO

Sabe por que afirmo isto? Porque até mesmo o caquético Windows Media Player da versão atual do Windows 7 Service Pack 1, roda tranquilamente os vídeos que os Premieres 2018 e 2017 agora não abrem. O VLC, é claro que roda. Então o Windows 7 SP1 aceita e executa vídeos com áudio Dolby 5.1 ou AC3 e a Adobe embairrerou estes áudios em seus programas.

COMO RESOLVER?

Não há como resolver! As Faqs são taxativas. Os contatos com o suporte da Adobe, copiados e colados nas Faqs, mostram que o suporte se limita, por sua vez, a copiar e colar o que está no site, dizendo que o cliente deve instalar o Windows 8.1 ou Windows 10. Um dos descontentes, disse a um indiano do suporte que não queria migrar para o Windows 10, pois já teve problemas anteriores. E a resposta bizarra OFICIAL DA ADOBE, foi: “Então lamentamos, mas não há o que fazer…”

Isto indica que neste momento a Adobe não irá reconhecer a merda que fez e voltar atrás em sua decisão. No futuro, quem sabe?

ÚNICA SOLUÇÃO

Depois de perder pelo menos dois dias de trabalho e me estressar até o limite, instalei o Windows 10 Pro os arquivos .MTS estão abrindo corretamente.

COMO CONTORNAR: DE FATO EXISTE UM PALIATIVO

Como contornar o problema dos projetos que são carregados em o áudio eu não sei, pois nunca criei um projeto com Dolby 5.1.

Como resolver o problema de extrair o áudio de seu vídeo .MTS ou outro, eu sei e é simples.

1) Abra o VLC – se você não usa o player gratuito VLC, você está errado. Baixe direto do site deles para evitar problemas. Como é muito popular há vários downloads dele com vírus e adware. O site original é garantia.

https://www.videolan.org/vlc/index.html

2) Clique no menu MÍDIA – CONVERTER/SALVAR

3) Na janela que se abrir (veja abaixo) clique no botão ADICIONAR  e escolha o vídeo em questão

vlac adicionar

4) Clique no botão CONVERTER / SALVAR e na nova janela, no item PERFIL há um menu dropdown com várias opções de vídeo e áudio. Como você quer apenas o áudio pode escolher em MP3, OGG ou FLAC.

VLC CONVERSAOr

Mas se você apertar o botão mais a direita pode criar um perfil novo e abre-se a opção de todas as conversões possíveis, pois aqueles três eram apenas presets padrão. Você deve saber do que se tratam os termos técnicos da imagem abaixo. Sugiro, para edição de vídeo, o ENCAPSULAMENTO WAV.


vlc encapsulamentor

Em seguida, clique na aba CODIFICADOR DE ÁUDIO, marque a caixinha ÁUDIO e escolha WAV, 256 kb/s, 2 canais, 44100Hz e em seguida clique o botão CRIAR.

vlc criar perfil

Agora você volta para a segunda tela do conversor e basta escolher seu novo perfil WAV, que será o último do menu dropdown, procurar o local do arquivo e escolher um nome para ele e clicar no botão INICIAR.

Em alguns segundo suas trilhas de áudio 5.1 serão convertidas em estéreo dois canais.

PARECE QUE O PALIATIVO O TIROU DO SUFOCO, NÉ?

Ainda não. Juro que fiquei mais de uma hora convertendo formatos não só com o VLC, mas também com o PAZERA que é um bom conversor freeware e o resultado foi sempre o mesmo. Eu tinha cinco clipes de gravações para trabalhar. Em dois deles, a conversão do áudio foi perfeita e sincronizada, mas em três o sincronismo foi perdido em qualquer formato tentado. Mas no meu caso a perda foi sempre semelhante e simples, o que facilita: o áudio ficou 9 ou 10 frames atrasado, ou seja, é só posicionar o clip de áudio 9 ou 10 frames antes do de vídeo na timeline. Simples.

Este desalinhamento cocorre sempre que vc gravar em câmera não profissional por mais de 12 minutos já que existe o corte automático do clip imposto por legislação União Europeia, para que as máquinas simples e baratas não façam competição com os modelos profissionais. Além disso o corte também se deve ao tamanho do arquivo já que as bostas dos computadores da Aple não leem arquivos de mídias externas com mais de 4 GB. Na especificação do corte automático, o áudio fica íntegro, mas o vídeo tem os tais 10 frames de espaço. Assim, o primeiro bloco de vídeo de uma palestra, por exemplo, estará alinhado, mas a cada 12 minutos, os blocos seguintes estarão deslocados em 10 frames.

A outra opção é converter o arquivo de vídeo inteiro com o conversor de sua preferência. E note que os conversores não tem problema algum em utilizar os áudios AC3 (Dolby) dos arquivos .MTS, apenas o Premiere deixou todos na mão. Será que a Adobe resolveu alavancar as vendas do Vegas? Aliás, se você quiser mudar para o Vegas, baratinho, compre na loja Steam. Abra uma conta lá e você consegue a verão anterior, Vegas Movies Studio 14 por 100 reais, com várias outras opções chegando a versão de topo atual, a Vegas Pro 15 em oferta por 314 reais (uma só vez), contra os 200 por mês que pagamos a Adobe. O Sound Forge também pode ser comprado no Steam. Ambos não mais pertencem a Sony. Agora são propriedade da MAGIX Software GmbH (da Alemanha).

Se você procura um bom conversor de vídeos gratuito, clique no link abaixo.

http://www.any-video-converter.com/download-avc-free.php

E O VEGAS PRO 15?

Como o desespero é total, resolvi ver se o Vegas Pro 15 importaria corretamente os arquivos .MTS, o que seria uma prova contundente de que a Adobe decidiu detonar com a vida de todos. Como ainda não estou disposto a comprar o programa, mas quase, depende de mais alguns testes, já que sou editor original de Avid Liquid (alguem se lembra daquela maravilha que a Pinacle comprou para destruir?) e depois passei ao Sony Vegas em suas primeiras edições (acho que fui até o 10), baixei uma cópia crakeada e… Sem rufar de tambores é óbvio que os arquivos .MTS abriram direitinho como deveria ser.

Uma das grandes diferenças apregoadas pelas MAGIX para a versão 15 é que ela agora utiliza os processadores CUDA das placas NVIDIA de forma tranquila e correta para aceleração gráfica, não ficando o usuário de Vegas quase dependente das placas ATI Radeon da AMD. De fato, na primeira iniciação do programa dá tempo de ler o módulo de GPU identificando o sistema e lá nas propriedades do sistema minha placa 650 Ti turbo está perfeitamente identificada e pronta para uso.

O Vegas tem uma facilidade enorme para transições e efeitos de vídeo, mas sempre foi complicado nas coisas mais simples, como redimensionar uma imagem parada. E tem renderização dos efeitos em background, coisa que o Premiere não possui. Vamos ver no que dá.

Espero ter ajudado.


Nenhum comentário: