quarta-feira, 6 de junho de 2018

Será que você precisa de uma dock station para HDs?

por José Roitberg

Sempre que encontro uma solução interessante na área de informática opto por compartilhar com os amigos. E este é o caso da Dock Station distribuída pela Mymax do Brasil.

Sua utilização é muito simples. O ela tem uma fonte de alimentação externa e um cabo USB proprietário. Ligada ao seu computador, permite espetar até dois HDs SATA ao mesmo tempo. Não importa se são modelos grandes ou pequenos. Nas fotos de divulgação temos um de cada, e as especificações de vendedores não declaram que se pode colocar também dois grandes ou dois pequenos.

Esta unidade possui um interessante botão de CLONAGEM de HD. Assim, se vc colocar dois iguais, pode fazer uma cópia backup independente de software no computador, indicando que a Dock Station não é apenas um suporte, mas possui programa também. Eu não sei se permite clonar o conteúdo de um HD de menor capacidade para um de maior capacidade.


Este tipo de Dock Station substitui aquelas gavetas externas que eram muito chatas, pois a ideia era ter uma gaveta para cada HD, precisava montar, atarraxar etc. Na Dock Station é só encaixar os HDs que você tem jogados em sua casa ou trabalho. Hoje somos acumuladores de HDs.

A desvantagem da Mymax é não possuir o encaixe para HDs IDE mais antigos, mas até dá para entender que a opção por SATA é mais coerente.

A vantagem é possuir no mercado um modelo com USB 3.0, conexão muito mais veloz que a USB 2.0. Você pode identificar no seu computador ou notebook pela cor azul da tomada USB. Se não tiver USB azul, então não tem 3.0. Ao longo do tempo já compreendi que a 3.0 tem uma programação de controladores bastante diferente das anteriores 2.0 e 1.0. Por exemplo, HDs em gavetas que não abrem pela tomada 2.0. abrem normalmente quando conectados a uma tomada 3.0, mesmo que a gaveta não seja 3.0.

A maior parte das Dock Stations baratas no mercado são 2.0 e isto está indicado nas embalagens dela. Eu sugiro você comprar a 3.0 de qualquer modo, pois vai funcionar numa tomada 2.0.

Nos HDs antigos que já coloquei na Dock Station todos SATA 3, a velocidade de transmissão de dados pela USB 3.0 foi ótima, entre 80 e 85 MegaBits por segundo.

E o mais importante é que as Mymax, tanto 2.0 quanto 3.0 funcionam no Windows 10 direto. Quem usa 'o Win10 já entendeu que muitas tralhas USB mais antigas não são suportadas pelo sistema operacional como joysticks, tablets de desenho, gamepads e dock stations. Parece intencional para o 'propriotário' do computador gastar grana em acessórios novos.

PROGRAMAS IMPORTANTES PARA ACOMPANHAR

Se você tem os HDs mais antigos seus problemas são semelhantes aos meus. Você deve querer transformar os antigos HDs, em depósitos, principalmente de vídeos e para isso via precisar realizar duas ações pouco comuns, caso não queira formatar o HD velho, provavelmente com arquivos que você pretende deixar largados lá.

Tem que apaga a pasta do Windows e tem que unificar as partições, ainda mais se, como quase todas as pessoas, você dividia seu HD em partições diferentes, E através dos utilitários do próprio Windows não tem como fazer isto. você precisa de ajuda.

REMOVENDO A PASTA DO WINDOWS

Se você tentar apagar, vai dar de cara com avisos de não possuir autorização para isso, não tem acesso às pastas que deseja apagar. Mas o disco é seu, o sistema é seu. Como não há autorização? Reclame com o Tio Bill Gates ou resolva fácil.

Baixe e instale um pequeno aplicativo que modifica as chave do Registro chamado Obter Controle Total.

https://www.4shared.com/rar/M3aS3Pe3ba/Obter_Controle_Total.html

Isto vai instalar uma opção de menu com o outro botão do mouse sobre um pastas. A coisa é executada no DOS e na pasta do Windows vai demorar pois são dezenas de milhares de arquivos que precisam ter seu atributo trocado, mas você vai visualizando o que acontece. Depois é só apagar a pasta do Windows ou qualquer outra com acesso antes negado.

Para resolver a questão das partições em discos externos de foram simples e veloz baixe e instale o MiniTool Partition Wizard na versão free ou paga. Para mesclar partições a free é o suficiente.

https://www.partitionwizard.com/

Nenhum comentário: