quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Coca-Cola Café Espresso com 40% a mais de cafeína? Será que é muito?

por José Roitberg

coca-cola-cafe-br

Encontrei em SP, dias atrás esta nova Coca-Cola e experimentei, é claro. Antes de tomar, contei para algumas pessoas e uma retrucou: ah... é aquela que sua sobrinha tomou semana passada aqui em Sampa e disse que ficou doidona e nem conseguiu dormir! Vai tomar mesmo?

Eta efeito placebo!!! Ponto para o marketing da Coca-Cola. Na lata, em destaque na frente temos "mais cafeína". Quase invisível do lado, na área marrom, uma marca definindo 40% a mais de cafeína. Mas quanta cafeína é isto? É prejudicial?

Como na versão japonesa, a bebida não tem cheiro de café, mas tem sabor de café.

Se fosse o Daniel Azulay ele iria desenhar a resposta e nós iríamos adorar. Eu vou pelos documentos e matemática.

As leis brasileiras sobre alimentos NÃO OBRIGAM a indicação da quantidade de cafeína que em refrigerantes, energéticos e outros. Mas cafeína é uma droga e não um alimento. Bastava um deputado criar a lei e todos nós saberíamos o que ingerimos desta droga de ação quase imediata, de perda de ação em poucas dezenas de minutos e não viciante.

coca-cola-café-br-pack

O site da Coca-Cola se antecipou à lei, há muitos meses atrás e nos diz quanta cafeína há numa lata de 350 ml de Coca-Cola normal no Brasil: são apenas 35 mg. E isso é muito ou pouco? Equivale a um cafezinho?

É pouco. Não equivale a um cafezinho. Segundo a Coca-Cola, uma xícara de café expresso de 60 ml contém 72 mg de cafeína, ou seja mais do que 700 ml do refrigerante, enquanto uma xícara de 60 ml de café coado contém apenas 60 mg de cafeína. Isso é a xicrinha. A xícara grande, a de 240 ml de café coado, pode variar de 95 mg a 200 mg de cafeína, dependendo de como for preparada. Já o café solúvel em geral tem apenas 23% da cafeína em relação ao mesmo volume de café coado.

Portanto, mesmo se a envazagem do novo produto fosse de 350 ml, com 40% a mais de cafeína, uma lata de refrigerante chegaria a 49 mg de cafeína, continuando com menos do que uma xícara pequena de café coado.

Mas a nova lata é a de 220 ml. Assim sendo, teria 22 mg de cafeína, mais os tais 40%, chegando a apenas 30,8 mg de cafeína, obviamente MENOS CAFEÍNA que uma lata de 350 ml.

Desta forma, alguém ficar doidão com uma latinha de 220 ml de Coca-Cola Café Expresso só pode ser resultado de efito placebo.

Obviamente precisamos comparar com o Red Bull atual, pois é uma curiosidade geral já que tocamos na cafeína. Oficialmente, segundo a marca, a lata de 100 ml leva apenas 30 mg de cafeína, portanto praticamente o mesmo desta nova lata de 220 ml da Coca-Cola.

Já as latas maiores são mais perigosas. A de 250 ml, possui 77,4 mg de cafeína, 10% a mais que uma xícara de café expresso.

A lata de 355 ml chega as 110,7 mg de cafeína enquanto a lata maior e muito consumida, a de 473 ml vem carregada com 147,6 mg de cafeína. Mesmo assim, equivale a somente duas xicrinhas de café expresso. O efeito placebo dos energéticos também é considerável.

Segundo a revista SuperInteressante, há mais umas curiosidades. Os refrigerantes de laranja, limão e uva, não contém cafeína. Os de guaraná, levam epenas 2 mg por lata de 350 ml. Então use estes a noite no jantar.

O chá forte inglês tem 40 mg por xícar enquanto uma cuia de chimarrão contém apenas a metade, 20 mg.

Os remédios analgésicos com cafeína possuem 50 a 65 mg por comprimido.

O limite de consumo humano aceito, mas não regulamentado, é de 250 mg de cafeína por dia.

350 ml de mate possui 39 mg de cafeína, portanto pouco mais que a Coca-Cola. Então se você é daqueles que toma 1,5 litros de mate por dia, você está ingerindo umas 167 mg de cafeína.

blakA Coca-Cola com sabor de café, denominada Coca-Cola BlāK (com este traço no A mesmo) foi criada na França em 2006, introduzida nos EUA, Canadá, República Checa, Eslováquia, Lituânia e Eslovênia. Foi descontinuada em 2008.

A atual Coca-Cola Coffee, anunciada com 50% a mais de cafeína como marketing, foi lançada em setembro de 2017 no Japão. A brasileira, lançada agora em agosto de 2018 é anunciada com 40% a mais de cafeína.

extra tags:
quanta cafeína tem na Coca-Cola
quanta cafeína tem no Red Bull
quanta cafeína tem no guaraná
quanta cafeína tem no mate
quanta cafeína tem no café

Nenhum comentário: