quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

PROGNÓSTICOS PARA 2015 E FRACASSOS DA INFORMÁTICA EM 2014

Chegou mais um fim de ano e chegou o momento de verificar se os prognósticos para 2014 se confirmaram. Sintetizando: não!

MP3 PLAYER

Existe um equipamento que faleceu apesar de ainda estar a venda por preços caríssimos e inacreditáveis. É o MP3 player e seu primo mais feio o MP4 player. Tinha até uns MP7 players chingling, lembra? Todos os smartphones tem players internos, então é muito mais coerente você comprar um cartão mini ou micro SD de 16 ou 32 GB onde poderá colocar todas as suas músicas e vídeos e ouvir e assistir pelo seu telefone, que por um aparelho externo. Aparelhos como o iPod estão aí encalhados em tudo quanto é canto e tem gente com coragem para pedir 250 reais numa bobagem destas com 2 GB de memória como no Submarino ou um iPod Nano por 746 reais na Saraiva, enquanto um cartão de 32 Gigas classe 10 (maior velocidade) MicroSDHC custa apenas 100 reais. Mas deve ter otário comprando MP3 players, senão, não estariam sendo vendidos.

Selfie_Stick_1

SELFIE STICK É A REVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA

Mas nessa área o grande sucesso iniciado há apenas uns 6 meses atrás que vem como uma avalanche de outubro para cá é o bastão para tirar selfies, uma invenção ingênua, barata, espetacular e que mudou o mundo, mudou a forma das pessoas se relacionarem com a fotografia. Mudou tanto o comportamento social no mundo inteiro que há comunidades criadas para atacar quem usa selfiestick taxando estas pessoas de antissociais e repugnantes. Mas ainda tem gente que pensa que a Terra é plana...

BANDA LARGA FIXA E MÓVEL

Mas o grande avanço de 2014 no Brasil foi a banda larga fixa. Começamos o ano felizes por termos 10 MBs e terminamos o ano felizes por termos 30 MBs pelo mesmo preço. Olha, são 200% de aumento de velocidade em um ano. Isso é espetacular. Mas se você tiver a sorte de já terem cabeado sua rua no Rio de Janeiro com o sistema OI Fibra (ótica), você vai pagar pouco mais que paga pelos 30 e receber 200 MBs (2.000%) de aumento em relação ao início de 2014, ou pagar o mesmo que paga hoje e receber 100 MBs, coisa que em países europeus é o normal já há alguns anos. Mas estamos chegando lá. Na internet móvel o 4G veio, veio caro e você quase não escuta ninguém comentar que tem, que usa, que funciona legal. Enquanto a fixa baixa os preços e aumenta muito a velocidade, a móvel não aumenta, se congestiona e apenas aumenta os preços colocando como benesses ao consumidor bandas mensais ridículas como a 300 MB que quase todo mundo tem, e que permite você assistir uns 15 ou 20 minutos de vídeos no YouTube por mês até estourar tudo o que vc tem, e creio que isto é intencional.

TEMPO IDEAL DE VÍDEOS NO YOUTUBE

Um reflexo deste consumo mensal insuficiente oferecido pelas operadoras de telefonia é o fato constatado de que a audiência média dos vídeos no YouTube ou Face que era de 3 minutos até o início de 2014, hoje baixou para 1 minuto meio, com o maior índice de abandonos dos vídeos após 24 segundos. Ou seja: se você não falar ao que veio nos primeiros 15 segundos do vídeo, o público não irá assistir. O padrão tradicional de discurso de começo, meio e fim, está morto para vídeos na internet, e precisa mudar para chamada e fim. Não tem mais tempo para o meio.

Por outro lado, você precisa desta velocidade de 100 ou 200 para acessar exatamente o que na Internet? Tudo está estagnado. Não há novidades. Os sites e portais de notícias são os mesmos de sempre. Está na hora de alguém criar algo novo.

PROCESSADORES QUADRA CORE EM SMARTPHONES

2014 foi um ano triste para hardware e software. Nenhum avanço relevante aconteceu em coisa alguma, nem mesmo nos celulares. O que havia de mais avançado com processadores quadra-core para os telefones continuou basicamente a mesma coisa, e ainda com valores super-inflacionados e que não permitem acesso geral das pessoas. Mas vendem o que produzem pois o consumidor está interessado nos seus próprios desejos e não em custo-benefício.

Sendo quadra-core, um smartphone pode executar mais tarefas ao mesmo tempo. Mas ora, ora, quantas tarefas ao mesmo tempo você usa no seu telefone? Estará no Waze, Whatsapp, Facebook, e telefone ao mesmo tempo? Muita gente está, mas o conceito de compartilhamento de tarefa das CPUs lida com isso, sendo ou não quadra-core. Óbvio que quanto mais rápido melhor.

WINDOS 8 PHONE, ANDROID OU iOS?

O Windows 8 Phone ganhou espaço no Brasil através da introdução a preços interessantes de linha Nokia e eu que possuo Android, mas que dei para minha esposa um Nokia destes, posso garantir: todos nós que utilizamos Android somos idiotas, pois entre os sistema operacionais de telefones é, com certeza o pior.

iPHONE 6 QUASE QUEBRA A APPLE

E na categoria do pior, a Apple com a introdução de seu modelo 6 deu um tiro no pé, aliás coisa que faz desde o início de sua existência. O treco dobra se vc sentar em cima com ele no bolso de trás e é óbvio que não podia ter entrado no mercado. Uma gigantesca operação de controle de danos foi realizado para tirar esta imagem da cabeça das pessoas, e não para tirar o produto do mercado. Mas quem consome Apple tem o perfil do consumidor de Ferraris e Porsches. Você não verá um consumidor de Apple afirmando: fiz bobagem! Podia ter comprado coisa melhor e mais barata. Nenhum consumidor das Ferraris mais caras vai afirmar que não tem maçaneta para abrir a porta por dentro, usa-se uma cordinha ou de Porsche afirmando que é super apertado. Alguém que usa Rolex vai declarar que marca as horas igualzinho a um Enrolex de camelô? Mas no caso do Iphone é pior, pois quase todos os consumidores são fidelizados e ávidos pelo próximo modelo, ao preço que for, já que não conhecem os telefones mais eficientes e amistosos de outras marcas. Apple é status e não eficiência e adequação.

SMARTPHONES A PROVA DÁGUA

O grande avanço previsto para 2014 não ocorreu. Era a tecnologia de proteção química permanente contra água desenvolvida para qualquer equipamento eletrônico. Proteger uma unidade era simples e rápido, independente de sua construção e feita através de vaporização. Podia-se proteger qualquer equipamento velho com tal tecnologia. A dúvida é se seria viável para produção em escala industrial. A única que parece ter apostado nisso  foi a Sony, colando um modelo, apenas um, no mercado brasileiro. Creio que os executivos pensaram três vezes e concluíram que ao proteger completamente um aparelho contra água, estariam se privando de repor aparelhos danificados por chuva e outros incidentes, preferindo eles, os fabricantes, a lucrar mais do que produzir um bem mais confiável e durável. Esta proteção estava previstas para smartphones, câmeras fotográficas e filmadoras digitais, tablets e notebooks. Talvez ainda venha, mas ao contrário do ano passado onde eu achava muito provável, hoje acho que é pouco provável. Equipamento militar deve estar sendo protegido desta forma.

HARDWARE BÁSICO NÃO SE DESENVOLVEU

Na área de hardware, a tendência notada desde 2013 prosseguiu. Não há praticamente nada de novo no mercado. O que mudou foram os preços e que estão atingindo níveis absurdamente caros e isso não tem a ver com o dólar subir de 2,40 para 2,60. Não há um processador novo relevante da Intel. Ao ver a lista de processadores da AMD, chega a dar pena, isso se você conseguir entender o que eles são de fato.

CPUS INTEL I3, I5 E I7

No caso da Intel, você precisa saber que a linha I3, possui dois processadores com hipertrading, ou seja, cada um pode executar duas tarefas ao mesmo tempo. A linha I5 possuir quatro processadores e alinha I7 possui 8 processadores. Por que não chamar de I2, I4 e I8? Vai lá saber. Curiosamente há processadores I3 que são tão ou mais velozes que os I7, nominalmente. Os preço estão absurdos. Hoje um bom I3 com velocidade de 3.5 GHz custa 345 reais (só o chip). Um I5 de 3.5GHz já salta para 600 reais, enquanto o de 3.9 GHZ já atinge 760 reais. Agora, quando você precisa de um I7 que deveria ter se consolidado no mercado o de 3.6 GHz começa em 900 reais e pode-se chegar ao de 4.4 GHz por 1.350 reais, lembrando que é apenas o chip e ainda precisa do resto do computador. Em 2013, um I7 de 3.07 GHz ainda era algo bem relevante. Hoje, o de 4.4 é praticamente 70% mais veloz e isso é algo fundamental para edição de vídeo, por exemplo.

MEMÓRIAS MAIS BARATAS E HDS DE PÉSSIMA QUALIDADE

As memórias se estagnaram em termos de velocidade, mas caíram muito de preço e isto é o lado bom. Por outro lado, os HDs também estão estagnados em capacidade de armazenamento e velocidade de acesso e subiram consideravelmente de preço. Consulte aí qualquer bom instalador de software ou de manutenção de computadores e ele vai afirmar para você que os HDs de 1 TB duram um ano e se ter sorte, dois anos e não há para onde correr. Todas as marcas são assim.

Se em 2011 eu perguntava quantos gigabtytes você possuía, hoje já se pergunta quantos terabytes você possui.

PLACAS DE VÍDEO COM ACELERAÇÃO GRÁFICA

O avanço mais significativo correu nas placas de vídeo com aceleração gráfica, utilizadas pelos gamers e pelos editores de vídeo principalmente. Se há 5 anos atrás, as placas mais caras possuíam 16 ou 32 processadores internamente, hoje há placas relativamente baratas com o chipset Nvidia, que é o necessário para usar um Adobe Premiere, por exemplo, com 192 processadores por 345 reais, mas também com 2.048 processadores, na faixa dos 1.500 reais. Veja se você consegue entender. Seu computador I7 pode processar 8 operações simultâneas, enquanto uma placa de vídeo destas processa 2.048 operações simultâneas. E fora do Brasil há equipamentos já 50 ou 60% mais velozes que estes, fundamentais para edições de imagem em Full HD e agora já na resolução 4K.

SMART TV GANHA MERCADO

Na área das televisões houve uma consolidação de uma convergência que parecia não ir a lugar algum, com as smart tvs. O preço diminuiu, quase todas elas vem com receptor wifi embutido, menos as da Samsung e se conectam com a rede de sua casa rapidamente, permitindo fazer tudo que você faz na Internet em um computador, na TV. Todas elas permitem colocar mouse e teclado sem fio, sem maiores dificuldades e são horríveis com os controles remotos, e todas elas permitem colocar câmeras com microfone para usar o Skype, mas aí, praticamente ninguém consegue fazer pelo simples motivo dos fabricantes não disponibilizarem tais câmeras e as TVs serem extremamente proprietárias, não permitindo que se enfie lá qualquer câmera, mas apenas o modelo tal, que não existe. O Procom, não está nem aí para tal questão. Outra coisa que estas tvs não fazem é copiar e colar. Vc não consegue passar um parâmetro de uma janela para outra de um browser e muito menos salvar qualquer coisa. Mas isso ainda vai mudar no futuro.

TABLETS, EREADERS, INK PAPER ILUMINADO E DE TOQUE

Os tablets estão vendendo bem, os modelos apostam no maior e mais pesado. O maior avanço se consolida muito devagar. É o Kindle Paper White, que desenvolveu um sistema de tela ink paper de toque (coisa que se afirmava ser impossível, mas também, antes se afirmava que o ink paper era impossível) e iluminada oferecendo uma leitura absolutamente perfeita. A Saraiva comercializa um modelo próprio. Eu tenho os dois e sinceramente, prefiro o Saraiva que o da Amazon. É um momento em que há um produto perfeito no mercado. Ambos tem o mesmo preço no Brasil. Mas os livros digitais no Brasil mantém a teoria econômica de esfolar o consumidor e custam praticamente o mesmo que um livro em papel. Só que não pode custar. É apenas um arquivo armazenado em um servidor a custo basicamente zero. Não consome papel, tinta, eletricidade nas gráficas, tempo de máquina, despesas de manutenção e custos fixos das gráficas, armazenagem e transporte. O custo justo para um ebook deveria ser a parte do autor e a parte da editora e com isso, cada ebook deveria custa 80% menos do que custam, dobrando a remuneração tanto do autor quanto da gráfica. Da forma que está, cada venda unitária de um ebook por uma editor implica num lucro gigantesco a nossas custas. Mas o brasileiro gosta de ser afanado, então paga. E enquanto pagar, as políticas de venda não mudam.

Por outro lado, no mundo inteiro o sistema de ebooks também se estagnou. Se você é jovem e não viveu o início dos anos 1990, nem sabe que a internet inteira era basicamente como o que você vê na tela de um eReader. A linguagem utilizada para programar os eBooks é arcaica e incompatível com as memórias gigantes e bandas larguíssimas que temos hoje e não permite, por exemplo, que se faça um ebook ilustrado corretamente ou um ebook de arte, por exemplo. É apenas texto e uma ou outra imagem. Está uns 20 anos defasado de realidade.

BIBLIOTECAS DIGITAIS ULTRAMODERNAS E ULTRAPASSADAS

As bibliotecas digitais de acesso remoto estão maravilhosas e se consolidaram muito em 2014 mas com um custo curioso. As mais antigas, criadas há 10 anos atrás, que eram espetaculares, ficaram ruins e lentas, pois o software que elas empregam, principalmente as europeias ficou para trás no tempo. Também é o caso de servidores caríssimos, lentos e antigos. Toda biblioteca é um paquiderme para se mover e a simples troca de um velho servidor Intel Xeon bi-processado por um Intel I7 bi processado que deveria incluir apenas a instalação de novos drivers e uma cópia de arquivos de HDs antigos para modernos e mais velozes, não parece que é feita. É muito provável que os sistemas de controle e apresentação de dados destas bibliotecas antigas seja muito difícil de exportar para sistemas novos, então, fica-se operando os antigos enquanto funcionarem.

CAMERAS FOTOGRÁFICAS DIGITAIS

As câmeras fotográficas e filmadoras digitais para o consumidor também estão especificamente estagnadas e os fabricantes optam por algo útil que é aumentar a velocidade dos processadores internos. Um número enorme de câmeras filma em Full HD, mas o movimento das pessoas produzirem seus vídeos de família, vídeos criativos, de viagens ou interessantes, permitido pelo fato de TODOS terem atualmente uma câmera de vídeo nas mãos, não acontece. Sem medo de errar, pode-se imaginar que 90% da produção de vídeos por smartphones é de vídeos pornô escondidos ou próprios. Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, não emplaca, inclusive para mim e talvez o motivo seja o da ainda dificuldade de se fazer pequenas edições em vídeos, pois os programas de edição ou são profissionais e complicados ou são amadores e péssimos e utilizar. Um fator que talvez impeça isso é o fato de um vídeo gravado em Full HD ocupar 1 GB para cada 10 minutos.

Vários fabricantes estão com câmeras que em tese se conectam com redes wifi para você editar e enviar suas fotos para a internet e todos os sistemas são ruins. A conexão wifi, mesmo em redes abertas e sem senhas, ainda depende da introdução de parâmetros técnicos e lamentavelmente não é como a dos telefones, que simplesmente se enfiam na rede. Nenhuma destas câmeras permite a inserção de um chip de telefonia para acessar redes 3 G ou 4 G. E levanto em conta que tiram fotos que produzem arquivos de 4 a 5 MB cada, uma das facilidades que seria tirar uma foto e mandar para a armazenagem em nuvem automaticamente, fica comprometida pois umas 40 fotos de 5 MB já detonariam sua banda mensal de 300 MBs, acrescido ao fato de que você só tem uma fração de sua velocidade contratada para upload.

WINDOWS 8 PARA COMPUTADOR É INSUPORTÁVEL

Ninguém aguenta este sistema operacional que é o pior já desenvolvido. Seu conceito era para máquinas com toque na tela, que quase não existem no mercado pelo simples fato de que ninguém vai ficar se esticando da cadeira para meter o dedo no computador sobre a mesa. Foi tão fracassado que já foi anunciado o Widows 10 que voltará às janelas tradicionais que lhe deram o nome. Aliás, a versão 8 abre apenas uma janela por vez na tela. É bizarro demais. Nos telefones e tablets é espetacular!

PREVISÕES PARA 2015

Creio que o mundo dos HDs SSD (Solid State Drive), que são apenas pacotes de memórias digitais e não mais HDs mecânicos será incrementado. A produção irá aumentar e os custos irão baixar. Hoje, qualquer SSD é mais veloz que os HDs que as pessoas compram por aí. Eu mesmo uso um para edição em vídeo. Atualmente já é uma prática economicamente viável você editar em um SSD e armazenar em HDs, principalmente os externos USB 3.0 que são baratos, eficientes, mas também pode m te deixar na mão se você tiver mania de não ejetar antes de remover a tomada USB ou enfiar um deles numa USB suja que promova um curto. Um bom SSD de 240 GB custa hoje 330 reais. Se eu fosse montar uma máquina eficiente hoje, optaria por dois SSDs de 240, um para o sistema e outro para edição e um HD normal de 1 TB para arquivo.

Creio que em terminaremos 2015 com muita gente conectada a 50 MB e quem tiver sorte, a 200 MB.

Os tablets e smartphones serão mais do mesmo e a ampliação da linguagem para a programação de ebooks, lamentavelmente não será modificada.

O protocolo IPV6 vai avançar rapidamente e nos países desenvolvidos começaremos a ver os tais equipamentos do dia-a-dia conectados em rede dentro das residências de forma inteligente. Por que não deixar que seu computador da casa ligue seu ar-condicionado meia hora antes de você chegar por exemplo, ou que você faça isso através de um app em seu telefone? Já há coisas parecidas mas que dependem de uma interface entre seu computador e uma tomada. O conceito é de que  seu ar-condicionado esteja conectado à casa por wifi e que a comunicação seja direta. Já há espelhos de banheiro que são telas, mostrando apps de previsão do tempo, trânsito, noticiários etc. E isso depende de cada objeto ter seu endereço de IP. Achávamos isso impossível mas é o que ocorre hoje com todos os computadores, tablets e smartphones. Cada um tem um número de identidade única. Só que os números estão esgotando no protocolo atual, o IPV4 e poderão continuar se expandindo por décadas através da adoção mundial e gradativa de um número maior, mais longo, como o permitido pelo IPV6.

MISTURA DE BIG BROTHER E THX 1138

A contrapartida é que o Estado vai saber qual é sua geladeira e o que tem dentro, qual é seu armário de remédios e o que tem dentro, o que você faz no banheiro, qual é a temperatura de sue café etc. A lei que obriga os carros no Brasil a terem um iMei (outro tipo de número de identificação único que os celulares já tem) foi adiada e ela permitiria que você fosse pedagiado em qualquer via pública e multado por excesso de velocidade a qualquer instante.

A grande questão que se coloca é simples: queremos isso como sociedade e como indivíduos ou seremos obrigados a aderir a isto para viver em sociedade? Para mim a resposta é simples: não, não queremos isso e sim, seremos obrigados a isso.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Exposição do Centenário de 1922

Uma das primeiras grandes obras após o desmonte do Morro do Castelo foi a construção da Avenidas das Nações, nome que faz pouco sentido para quem passa por lá nos dias de hoje, e encontra apenas o consulado dos EUA. Em 1922, construída a avenida foi criada uma grandiosa exposição com pavilhões internacionais (portanto, das nações), bem ao estilo das grandes exposições mundiais que ocorriam desde o século 19. Por exemplo o Palácio Monroe, foi o pavilhão do Brasil na Exposição de Saint Louis em 1904, projetado para ser desmontável. Foi trazido e montado no RJ em 1906.

Vamos então resgatar os belíssimos pavilhões da Exposição de 1922 através dos cartões postais emitidos oficialmente para a ocasião. Vamos começar com o Pavilhão da França, pois é o único que sobreviveu, como a Academia Brasileira de Letras. As fotos dos postais levam a assinatura dos Malta.

É até difícil de acreditar que há tão pouco tempo atrás tivemos estes prédios magníficos no centro do Rio, e na Avenida Beira Mar. Olhamos hoje para o terreno e não conseguimos visualizar onde ficava tudo isto.

Exposicao do Centenario 1922, Franca

Exposicao do Centenario 1922, America do Norte

Exposicao do Centenario 1922, Inglaterra

Exposicao do Centenario 1922, Pavilhao da Belgica, Grandes

Exposicao do Centenario 1922, Pavilhao da Belgica

Exposicao do Centenario 1922, Pavilhao da Suecia

Exposicao do Centenario 1922, Pavilhao das Industrias Particulares

Exposicao do Centenario 1922, Pavilhao de Festa

Rio De Janeiro, World Expo, Independence 1922
Abertura da Exposição com desfile militar no Pavilhão de Festas

Exposicao do Centenario 1922, Caca e Pesca

Exposicao do Centenario 1922, Districto Federal

Exposicao do Centenario 1922, Vista parcial

Exposicao do Centenario 1922  2

Exposicao Do Centenario 1922 - meixco

Exposicao Do Centenario 1922 - Italial

RIO DE JANEIRO PAVILHAO DA TCHECO SLOVACA EXPOSICAO CENTENARIO 1922

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE 1922 PAVILHÃO DA TCHECOSLOVÁQUIA , PAVILHÃO DA NORUEGA ENTRE OUTROS
Pavilhões da Tchecoslovaquia (primeiro plano), Noruega (escuro) e outros

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE 1922 PAVILHÃO DE ESTATÍSTICA E PAVILHÃO DE CAÇA E PESCA
Pavilhões da Estatística e da Caça e Pesca

PAVILHÕES DA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE 1922 COM VISTA DO PÃO DE AÇÚCAR PAVILHÕES BRAHMA E ANTARCTICa
Pavilhões da Brahma (primeiro plano) e Antártica (claro)

terça-feira, 11 de novembro de 2014

INTERESTELAR, O FILME

Se você acredita em críticos de cinema, então vá ler outro post. Vá embora! Se você curte ficção científica, leia e assista o filme. Com um ridículo bonequinho adormecido no Globo, Interestelar é uma obra de arte da ficção científica. A primeira resposta contundente a 2001 Odisseia no Espaço. Tenho quase certeza que os críticos anônimos em nossos jornais, provavelmente estagiários sem noção ou conhecimento do passado, jamais assistiram 2001.

Como aconteceu com Prometeus, apenas os fãs que conhecem os filmes anteriores conseguirão entender corretamente as citações. Eu não vou mostrar nenhuma delas, pois é chocante perceber como o roteiro de Interestelar foi trabalhado remetendo ao que há de melhor em 2001 e indo mais além.

O filme atual não é um remake: é melhor. Quando Kubrik fechou o roteiro de 2001, ele se inspirou em alguns pontos do livro de Arthur Clarke, e deixou outros de fora. Decidiu transformar em esoterismo aquela questão do monolito, da dilatação temporal e da viagem pelo hiperespaço, coisas de fato complicadas para o final dos anos sessenta. Quando li o livro, pensei: por que não fizeram o filme de acordo com a história, principalmente o final? Ia ser muito mais espetacular.

E Interestelar, pega os elementos mais científicos do profeta Clarke e os coloca na tela. Ainda não foram todos. Ainda não tiveram coragem para ir em vídeo onde Clarke foi em texto, mas um dia, chegaremos lá. Os roteiristas foram de 2001 o livro a Encontro com Rama, o livro. O filme é um drama impressionante. Uma senhora que estava ao meu lado, passou uma boa meia hora de olhos arregalados e mãos no rosto. O casal que estava atrás e ficou meio que de sacanagem nos primeiros 30 minutos, calou-se o resto do filme. Os sacos de pipoca ficaram pela metade. Depois da primeira hora do filme, nem mais barulho de papel de bala tinha no cinema e ainda faltavam quase uma hora e quarenta, que passam, assim, rapidinho, como as dilatações do tempo da relatividade, exploradas a fundo neste roteiro.

A decisão de fazer um filme denso com atores de primeiríssima linha em papéis secundários foi mais que acertada. Dê uma banana para o bonequinho dorminhoco, pois ele é cria de uma escola Rubensewaldiana, que recentemente utilizou 15 minutos de programa de TV para conclamar o público a não ir assistir SIM City II, sob a bananal alegação de que o filme "é feio, todo preto, sem roteiro". Mande os críticos para a latrina, o lugar mais digno para eles.

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

CAVALO DE TROIA OU CABEÇA DA MEDUSA?

"Eleições 2014: TSE lança aplicativo móvel para eleitor acompanhar resultados das eleições"... Para iOS e Android, todas as plataformas. Quanta benesse do governos federal não? Acompanhar em tempo real pelo seu smartphone a apuração das eleições. O bom é que você poderá ver pela TV e ao mesmo tempo confirmar pelo celular. Uau! Todo mundo vai instalar. Será um sucesso espetacular.

Aí eu pergunto: "Você é maluco?" Será que as pessoas estão tão anestesiadas sobre a falta de privacidade voluntária oferecida gratuitamente através dos smartphones? E você minha amiga? "É maluca também?"

Quem pode ser inconsequente a ponto de instalar um app criado por um governo? Óbvio que não sabemos quais apps ditos "de empresas privadas" são apenas fachadas do estado. Há umas desconfianças muito óbvias, como Whatsapp e Waze, que fornecem informações demais ao "fabricante" e ficam conectados o tempo todo permitindo que o mais bem intencionado funcionário da área de informações saiba onde você está a cada instante... Bem... Cada um usa o que quer. Mas nada é de graça.

Na imagem abaixo  você pode ver que o app Eleições 2014 é oficialmente bem comportado. Nas "permissões" (que você dá ao aplicativo e seu proprietário, no caso o Governo) o app não acessa seus contatos, nem suas mensagens, nem suas ligações telefônicas, mas acessa todos os seus arquivos, de texto, áudio, fotos e imagens armazenados nos seus cartões de memória no telefone. Não acessa sua localização. Caramba! Tem uma grita internacional porque o governo chinês conseguiu enfiar um app em Hong Kong agora nas manifestações, que exatamente tem acesso para o "mao" das áreas do seu telefone que o app brasileiro teria para o bem. A maioria dos APPs que as pessoas instalam dão livre acesso a tudo e as pessoas não estão nem aí.

image

Examine com atenção a imagem. Na área branca inferior, há um aviso que de as atualizações podem "adicionar automaticamente outros recursos". Ou seja, o Eleições 2014 pode automaticamente mudar o que faz quando for atualizado. Para que? Acho que não preciso explicar e você já entendeu.

E esse é o governo que caiu de pau na espionagem digital americana na ONU... Sun Tzu puro: "quando você estiver perto, faça as pessoas entenderem que você está longe". Então, se estiver para lançar uma mega campanha de espionagem da sua própria população, faça um veemente discurso contra a espionagem.

App do Governo? Tô fora. E você?

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Apoio às palestras sobre a Guerra de Gaza

A manifestação aconteceu agora a pouco no Museu da República em Brasília
Manifestação pró-palestina em Brasília

Manifestação Palestina na Cinelãndia 29-jul-2014
Manifestação pró-palestina na Cinelândia RJ 29/jul/2014

palestina_livre_bancada_pcdob63999
Bloco comunista político no Congresso Nacional violando
as normas  de comportamento parlamentar, com
concordância da Mesa. Nota-as à esquerda do deputado
Chico Alencar (PSOL), ao centro os deputados VIcentinho
e Jandira Feghali (PCdoB), logo atrás o deputado Bittar e
outras notoriedades.

A manifestação 20 jul 2014 SP 03
Manifestação pró-palestina em SP 20/jul/2014

A manifestação 27 jul 2014 SP 04
Manifestação pró-palestina em SP 20/jul/2014

A manifestação 27 jul 2014 SP 02
Manifestação pró-palestina em SP 20/jul/2014 bandeira síria

A manifestação 27 jul 2014 SP 05
Manifestação pró-palestina em SP 20/jul/2014

2014-738680405-20140801160402940rts.jpg_20140801
Manifestação pró-palestina em Lisboa com cartaz
invertendo a verdade no caso dos escudos humanos.
Alguém devia perguntar a este estúpido, onde estão as
crianças palestinas servindo de escudos para os judeus!

14569563999_35c38cc63a_o
Foto oficial do IDF mostra blindado M113 de fabricação
norte-americana com tecnologia da época da Guerra
do Vietnã em uso como posto de comando militar
na invasão terrestre à Faixa de Gaza. Notar gerador
com base enferrujada na traseira, vazamentos de óleo
em quase todas as rodas e proteção “anti-míssil” com
sacos de areia, coisa que mal funcionava na Segunda
Guerra Mundial. As metralhadoras de proteção deste
veículo são as mesmas usadas na Guerra dos Seis Dias.
Uma vergonha.

pichação antissemita em frente a um bar em Vila Madalena São Paulo
Pichação antissemita em Vila Madalena - SP


Vídeos









domingo, 29 de junho de 2014

DOIS TIROS MATARAM 60 MILHÕES DE PESSOAS

Num dia quente de junho, dois tiros foram disparados no centro da cidade de Sarajevo. Um homem e uma mulher caíram mortalmente feridos em sua carruagem. Em poucas semanas uma guerra engolfou praticamente o mundo inteiro e redefiniu o mapa e a ordem social na Europa, deixando uma marca indelével na história da humanidade.

Os impérios que foram sacudidos e derrubados na Primeira Guerra Mundial, estão para trás, apenas nos livros. Mas as forças que tornaram o conflito possível, forças como nacionalismo, disputas econômicas, alianças complexas entre países, e receio de uma potencial agressão russa, estão vivas hoje como estavam há 100 anos atrás. E as implicações destas tendências para o futuro continuam tão profundas quanto antes. A carta islâmica daquela época era o decadente Império Turco-Otomano, que controlava Jerusalém já por 400 anos. A carta islâmica atual é um EIIL e ISIS, considerados radicais demais pela Al-Qaeda, tanto que ao mesmo tempo em que aglutinam desertores da empreitada criada por Bin Laden, são atacados pelas forças formais do grupo.

No dia 28 de junho de 2014, o Arquiduque Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro e sua esposa, a Duquesa de Hohemberg, foram assassinados durante um trajeto em Sarajevo, por Gavrilo Princip, um dos membros de um grupo de seis terroristas assassinos suicidas enviados para a missão. Foram lançadas bombas que falharam e Princip resolveu atirar nos herdeiros do trono. Eram cinco sérvios e um muçulmano da Bósnia, cujos territórios estavam ocupados pelos austro-húngaros. A repressão foi brutal e países começaram a se alinhar, enviar tropas e lutar uns contra os outros a partir de tratados assinados anteriormente e posteriormente ao início da guerra.

A existência da Primeira Guerra Mundial levou a Alemanha a enviar para a Rússia, Kerensky, Lenin e outros revolucionários maximalistas (posteriormente comunistas) que se abrigavam exilados em seu território, com a finalidade de realizar uma revolução e remover as tropas russas da Frente Oriental, permitindo as potências centrais se concentrarem na guerra contra a Europa Ocidental. Isso ocorreu em outubro de 1917 e deu origem ao comunismo de estado com a União Soviética.

A união entre soviéticos e alemães imperiais, depois alemães nazistas só é rompida quando Hitler decide invadira a União Soviética em 22 de junho de 1941, data curiosamente próxima ao 28 de junho que marca o início da Primeira Guerra Mundial.

Aqueles dois tiros, na verdade, mataram pelo lado da Entente (consideramos os aliados: França, Inglaterra, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Itália, Rússia, Portugal, Japão, Brasil e outros), entre 4,8 e 6,3 milhões de soldados, 777 mil civis (ações militares e crimes de guerra), 2,5 milhões de civis de fome e doenças. Além disso, em torno de 12 milhões de soldados foram feridos. Não se sabe quantos vieram a falecer dos ferimentos nos anos seguintes.

Pelo lado das Potência Centrais (Áustria, Hungria, Alemanha, Turquia e outros), foram mortos entre 3,4 e 4,3 milhões de soldados, 1,6 milhões de civis em ações militares e crimes de guerra, cerca de 2,2 milhões de civis de fome e doenças, além de 8,5 milhões de soldados feridos. No bojo da Primeira Guerra Mundial, o Império Turco-Otomano decidiu praticar o genocídio da população cristã-ortodoxa armênia que habitava seu território, como estratégia pública e publicada, na época, de reação contra as tropas "cristãs" da Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia que atacavam o Império não só na Palestina como no litoral da Turquia. Turcos e alemães, inclusive soldados judeus de ambos participaram da defesa e derrota na Palestina, onde Jerusalém passou ao domínio "cristão", pelas tropas inglesas, incluindo unidades judaicas, pela primeira vez desde a última Cruzada derrotada na região.

O total do conflito é de 19.589.982 mortos e 23.674.204 feridos. Apesar de assustador, é menos da metade dos mais de 50 milhões de mortos na Segunda Guerra Mundial.

A Primeira Guerra Mundial, foi amplamente documentada em mapas, fotos, artes, caricaturas e textos pela mídia brasileira diária e semanal.

Mas não foi só o combate e a doença provocada pelas trincheiras que matou durante esta guerra. Em 4 março de 1918 foram detectados os primeiros casos da Gripe Espanhola, uma Influenza A subtipo H1N1 em Fort Riley, no Kansas. No dia 11, os primeiros casos foram registrados no Queens, em Nova Iorque e em abril, as tropas francesas, britânicas e americanas, em portos franceses começaram a cair. Em maio a Grécia, Portugal e Espanha foram atingidas. Em junho os Países Baixos e a Suécia. Todos os exércitos no conflito contraíram a doença e os comboios marítimos as levaram para todo o mundo. 80% das mortes da marinha norte-americana foram por esta gripe e 98% das mortes na marinha brasileira, também.

Até hoje não se sabe o que a causou. Vários cientistas acreditam que as condições terríveis das trincheiras europeias propiciaram uma mutação do vírus da Influenza, para algo devastador com uma taxa de mortalidade de 8%. A primeira fase da Gripe terminou em agosto de 1918. Mas o inverno no hemisfério norte trouxe um novo avanço que terminou em janeiro de 1919. Uma quarta etapa da gripe começa em fevereiro e termina em maio de 1919. Metade da população do mundo contraiu o vírus e 40 milhões de pessoas morreram. Isto eleva o total de mortos devido à Primeira Guerra Mundial à cerca de 59,5 milhões de pessoas.

Na segunda onda, em setembro de 1918, retorna ao Brasil o navio Demerara que é apontado como o portador do vírus. A epidemia atinge nossa nação e deixa 300.000 mortos, entre eles o presidente da república, Rodrigues Alves.

Em nossos cemitérios, inclusive os judaicos, a linha "1919" é especificamente longa, mostrando que os judeus foram vítimas da pandemia de forma semelhantes aos outros grupos étnicos.

Talvez você não saiba de nada disso. Então, é provável que nunca tenha ouvido falar da participação dos judeus na Primeira Guerra Mundial, que considero "A Guerra dos Judeus", pois foi a única em que judeus mataram-se nacionalisticamente defendendo seus países de origem ou de naturalização (principalmente das Américas e Oceania). Há uma matéria bastante completa sobre esta questão em http://roitblog.blogspot.com.br/2013/12/1914-1918-guerra-dos-judeus.html

terça-feira, 17 de junho de 2014

Considerações sobre o sequestro na Cisjordânia



Considerações sobre o sequestro na Judeia e Samaria de Eyal Yifrah, 19 anos, de Elad; Naftali Frenkel, 16, de Nof Ayalon e Gil-Ad Shayer, 16, de Talmon (fotos abaixo), são os três rapazes desaparecidos desde a quinta-feira dia 12 de junho.



1) FATO: Algumas fontes de mídia israelense e blogueiros, estão atribuindo a culpa pelo sequestro às vítimas por elas terem pedido carona. Tais comentários estão espalhados por todo o espectro político, não se concentrando neste ou naquele. 

RESPOSTA: (1) É um absurdo completo. A iniciativa do sequestro é dos seus perpetradores, jamais das vítimas. (2) Mas o jornal Haaretz publicou uma matéria onde alunos a yeshiva de onde dois dos sequestrados saíram, afirmaram é que política clara da escola a proibição dos alunos pegarem caronas, sobn pena de expulsão.

2) FATO: Um dos garotos conseguiu telefonar para a polícia às 22h25. O operador da linha de emergência achou que era trote. O alerta de sequestro só foi iniciado às 3 da manhã, quando um dos pais chegou à central de polícia para avisar do desaparecimento de seu filho. 

RESPOSTA: (1) A polícia está sendo duramente criticada por não ter levado a sério o telefonema, e se defendeu declarando que 50% das ligações para o número 100, são trotes. (2) É pouco provável que terroristas que sequestrem vítimas, não as revistem e não percebam que uma delas tem um telefone, mas aconteceu. (3) É improvável que uma vítima de sequestro em um carro junto aos sequestradores consiga pegar seu telefone, discar, esperar atender, falar uma frase, até ser interrompido, mas aconteceu: isso indica que esta vítima não estava imobilizada, ou vigiada no momento em que usou o telefone. (4) Tendo havido uma ligação de celular, há um registro de triangulação das torres de telefonia, portanto, o Estado sabe onde ocorreu tal ligação e o momento preciso dela. (5) Os ortodoxos em Israel costumam usar telefones celulares simples, sem acesso à internet, gps etc. Alguns são chamados até de celular kosher. Estes dispositivos não permitem a facilidade de localização pela polícia que um smartphone oferece.

3) FATO: A carona é uma instituição nacional em Israel e as vítimas agiram conforme todas as outras milhares ou dezenas de milhares de pessoas agem diariamente. 

RESPOSTA: (1) O sequestro ocorreu no cruzamento de Gush Etzion, na rodovia 60, ao sul de Belém (Bethlehem), em área prdominantemte judaica. Entre Jerusalém e Hebron, e para as colônias judaicas principais da Judeia e Samaria, há estradas só para israelenses e estradas só para palestinos. São fisicamente separadas. (2) É praticamente impossível que um carro com placas árabes esteja circulando por estrada para israelenses. (4) É praticamente impossível que jovens judeus entrem em carro com placa árabe para carona de forma espontânea. (5) O que nos leva a inferir que entraram um carro com placa israelense. (6) Mas um indicador de que os três foram obrigados a entrar a força em um carro é o fato de cada um ter um destino diferente. Um ia para Elad e outro para Nof Ayalon, ambas em território israelense (para o noroeste) acessadas pelas rodovia 38. A terceira vítima ia para Talmon, ao nordeste, acessada pela rodovia 60.

 
4) FATO: O índice de furto de carros em Israel é alto e pode surpreender as pessoas desavisadas. O índice de recuperação de carros furtados em Israel é baixo, apesar das mínimas dimensões do país. Portanto, se inúmeros carros podem ser furtados, com alerta constando na polícia e sumirem, então um carro furtado, ou não, com passageiros, pode igualmente sumir. 

RESPOSTA: É difícil compreender para onde são levados os carros furtados em Israel, com todo o tipo de controle de estradas. Assim, uma célula terrorista dispor de um veículo furtado com placas israelenses, ou dispor apenas das placas e colocar em seu carro, ou usar um carro israelense não furtado de um colaborador árabe Israelense, são possibilidades relativamente simples e já ocorreram antes.

5) FATO: Segundo a polícia de Israel os terroristas tiveram cerca de 5 horas de vantagem até o alerta. 

RESPOSTA: (1) na verdade teriam mais se o rapaz não tivesse telefonado a polícia, o que foi algo imprevisto na ação. Mas pensaram que teriam menos, devido ao telefonema. Em 5 horas, partindo de onde estavam, num carro com placa israelense, podem ter chegado a qualquer ponto de Israel, como Haifa, ou as cidades predominantemente árabes. Assim a busca na Judeia e Samaria, pode ser algo como a do avião da Malásia: concentrar esforços onde o objetivo não está. (2) Se pensaram que o telefonema abortaria o plano, podem ser se desfeito das vítimas. Um carro queimado foi encontrado em área palestina ao sudoeste de Hevron (no sentido inverso ao que as vítimas iriam originalmente), na localidade de Dura, mas a polícia de Israel não divulgou nenhum detalhe sobre este veículo.

6) FATO: A mídia em Israel trabalha sob censura militar e policial. Os dados publicados são apenas os liberados oficialmente, tanto que a notícia pública do sequestro ocorreu apenas muito tempo depois, com hora marcada para entrar no ar. Até o momento só se fala na busca pelos três jovens. 

RESPOSTA: Não se deve menosprezar terroristas e inteligência operacional deles. Segundo informações de hoje (terça dia 17 de junho) a polícia de Israel afirma que desde 2003 foram impedidos 68 sequestros em moldes semelhantes, mas a não divulgação destas ações deixou de sensibilizar a população para se precaver. Os alertas de anos e anos do perigo de sequestro acabam sendo como a história de "é o lobo..." e ninguém dá a mínima para eles. Procurar os três jovens juntos é uma burrice operacional. Caso permaneçam vivos, estarão em três cativeiros diferentes, muito distantes entre si.

7) FATO: Este sequestro ocorre durante uma ofensiva geral da Al Qaida. A luta entre três facções na Síria; o avanço rápido do ISIS no Iraque; os combates no Yemen; os bombardeios do exército paquistanês ao norte de seus próprio país; o grande sequestro e ataques sangrentos do Boko Haram na Nigéria; o ataque mortal à bomba no Quênia (por enquanto). 

REPOSTA: num caso onde existe gente que desapareceu numa estrada, apontar um "culpado" é precipitado. Sabemos que existe Al Qaeda operando em Gaza, onde ocorreram conflitos armados com o Hamas, e não há porque deixar de considerar que haja Al Qaeda na Judeia e Samaria. O recrutamento básico da Al Qaeda é pela Internet oficialmente ou por pessoas que se convertem à ideologia messiânica do grupo radical, criam sua célula e passam a operar independentemente ou não. para ser da Al Qaeda, ninguém precisa ir a um lugar e treinar. Basta se converter. A grande maioria das pessoas não sabe que no islã existe a conversão interna entre os diversos ramos representativos da religião e que um sujeito que hoje é xiita, amanhã pode estar empunhando a bandeira negra o messias islâmico e que um sujeito que hoje é sunita, amanhã pode ser xiita, como vem ocorrendo na Faixa de Gaza, e foi o que aconteceu com os palestinos do Sul do Líbano, que basicamente se tornaram o Hezbollah xiita. A Jihad Islâmica (que é atualmente o braço da Al Qaeda na região, assumiu publicamente o sequestro, mas o governo israelense, não "concordou" com essa declaração.

8) FATO: As diversas facções políticas no jogo do Oriente Médio estão aproveitando o caso endurecer suas próprias agendas. 

REPOSTA: (1) O governo de Israel anunciou ontem (segunda dia 16 de junho) que iria acabar com toda a infraestrutura do Hamas na Judeia e Samaria, declaração absurda de se fazer contra um grupo que se supõe tenha três reféns. Prende um monte de gente do Hamas (mais de 200 até o momento, inclusive suas lideranças políticas eleitas). (2) As lideranças religiosas israelense lançam uma campanha mundial de rezas e orações pelo bem estar e libertação dos sequestrados, que tem um desempenho ótimo em Jerusalém, com 25.000 pessoas no Muro das Lamentações e pífio em Tel Aviv onde apenas 250 pessoas oraram publicamente pelos jovens. Judeus do mundo inteiro aderem ao pedido conjunto de ambos rabinos-chefes e assim tem a certeza de que estão fazendo parte da solução divina. (3) O Hamas vibra com o sequestro mas afirma que não é o autor. Aproveita as prisões para lançar foguetes contra Israel de forma "justificada". (4) A Fatah declara publicamente que a união com o Hamas será rompida, caso o grupo de Gaza seja de fato o responsável pelo sequestro. O que seria interessante para Abbas. (5) O Secretário Geral da ONU declarou que não tem "provas concretas" de que tenha havido o sequestro dos três rapazes na Judeia e Samaria.