Hoje pela manhã estava no elevador comigo uma senhora que teve um celular Claro furtado de sua bolsa, no ônibus a caminho do trabalho. Ligou para a Claro, informou o furto e pediu o cancelamento. A imbecil da atendente que precisa preservar o emprego dela, fez o que a Claro lhe disse para fazer: "Minha senhora, já enviei um torpedo para seu telefone, por favor responda para que o registro de furto seja efetivado e a linha cancelada..."
Como pode uma empresa que está sendo multada em 300 milhões de reais agir de forma tão débil mental? Então o cliente não tem credibilidade e a Claro espera que o ladrão responda ao torpedo com um "sim, este telefone foi roubado, por favor desative-o e libere a cliente de qualquer responsabilidade..."
Eu nem acredito no que estou a relatar. Mas é a vergonhosa verdade da relação telecomunicações X cliente, num Brasil onde nem todas as áreas podem ser desregulamentadas ou deixadas ao seu próprio bom senso. Só um caso destes (imagine quantos são por dia) deveria fazer dobrar a multa dessa empresa que opta por ser safada e desrespeitar quem paga suas contas. Prefere ser cordial com o ladrão.
E aprovetiando. Hoje se vc entrar no site da Amazon americana, vai encontrar uma promoção da gigante da telecom AT&T que não conseguiu entrar no Brasil oferecndo Blackberries e super telefones de 450 a 600 dólares, por apenas um centavo, na compra de um pacote de telefonia celular. Vivemos numa teletranbicagem das mais insuportáveis.
José Roitberg - jornalista
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