segunda-feira, 20 de julho de 2009

TV Pública no Brasil

Nos fins de semana costumo assistir o noticiário da NBR com um bom resumo sobre as atividades do Congresso na semana. Faz umas 3 semanas seguidas que falam muito de TV Pública para cá, TV Pública para lá. Há um projeto de digitalização da TV Pública no Brasil. Não tá entendendo nada? Bem, para o governo atual e seus ministérios "TV Pública" é composta pelos Canais Brasil NBR, Congresso, Senado e Justiça...

Entendeu que lambança? O governo define como TV Pública a TV Estatal... Não tem nada de pública... É feita por órgãos do governo federal. TV Pública em qualquer lugar do mundo é a feita pelas pessoas. É a TV Comunitária, muitas vezes a cabo e com abrangência apenas até de bairro. É o espaço público para as pessoas organizadas ou desorganizadas da sociedade veicularem conteúdo.

Enquanto o governo federal tentar passar este conto da TV Pública Estatal insistindo no nome, o projeto é bom pois ao invés de digitalizar cada canal, haverá uma central de produção e difusão de TV Digital para todos os canais Estatais. Perfeito. Bastava apenas não tentar enganar todo mundo.

Nenhum comentário: