Se você possui alguma forma de que alguém lhe traga equipamentos dos EUA e um endereço para eles serem entregues lá, compre na BH Photo e fique ligado nas promoções.
Todo mundo que possui máquinas digitais grandes já ficou de saco cheio de carregá-las por aí, e fica meio desconfortável com atenção que elas chamam quando você tira-as da bolsa. O pior é que não interessa muito se possui um zoom ótico de 10x ou maior. Você acaba empacado nas "grande angulares" de 35 a 38 mm, o que é pouco para fotos de grupos de pessoas. Então você se afasta e o flash, com alcance normal de 3 a 4 metros não dá conta da iluminação.
Pensando nisso a Nikon lançou a linha P, em setembro deste ano. Acabei de pegar uma P50 e depois avalio com mais profundidade. As ofertas de fim de ano estão entre a P50 e a P5100, totalmente diferentes entre elas. Para conseguir uma digital com grande angular, vc precisava ir para as semi-profissionais enormes, com preços de 400 dólares para cima. A P50 tem lente 28-105 mm o valor mais utilizado nas antigas máquinas de película para festas e fotos de pessoas. A P5100 lamentavelmente vai para os convencionais 35-123 mm.
Paisagens, pessoas, bichos, carros, fotos rápidas (sacou tirou) precisam de uma 28 ou 24 mm. A Nikon Coolpix P50 é única no segmento. Ambas tiveram o sistema de flash reprojetado com um alcance maior e balanço de branco para "modo flash" o que termina com aquelas fotos amareladas deprimentes (corrija com filtro deep-blue do photo-filters do Adobe Photoshop CS-1 para cima),
Entre nos links e veja os dados completos em português. Mas o que você precisa saber da diferença entre estas duas novas belezinhas além do preço de coçar o bolso é o seguinte:
Nikon Coolpix P50 - 160 dolares - 8.1 megapixels - ccd de 1/25 pol - lentes 28-105 - flash original até 7 metros - 10 cm de dimensão maior e 150 gramas - duas pilhas AA - reconhecimento de face - estabilizador "eletronic VR".
Nikon Coolpix P5100 - 310 dolares - 12.1 megapixels - ccd 1/1.72 pol (quanto menor for a relação melhor será a qualidade) - lentes 35-123 mm - VR estabilizada - flash original até 8 metros - sapata de hotshoe de flash externo - 10 cm - 200 gramas - bateria recarregável de ion de litio - reconhecimento de face.
Ambas gerenciam cartões de memória Secure Digital (SD/SDHC) acima de 4GB de alta velocidade que saem mais baratos no Brasil que nos EUA.
Escolha complicada essa, hein? Mas leve em conta que para aproveitar melhor a P5100, que deveria ser a escolha lógica, você precisa de uma bateria extra (20 dólares) e um flash compatível como o Nikon B-400 Speedlight (110 dólares - 2 pilhas AA, 2,5s entre fotos e alcance até 20 metros com ASA 800, ou o SB-600 (180 dólares - auto-zoom, tilt - 4 pilhas AA, 3,5s entre fotos - muito longo - alcance não divulgado, modo standby para economia) - lembre que flash com pilha recarregável é um desastre - precisa de alcalinas.
Visite História da Publicidade da Coca-Cola tem muita coisa antiga de Natal por lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário