quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Super propaganda da Opel em Flash

Olha só: não sei se isso é phising ou é uma propaganda verdadeira.


Como o URL não é da Opel, nem da General Motors, mas de uma empresa chamada "eStara" e NÃO recebi o convite para visitar a página direto do mkting da GM, mas de um email que está circulando por aí, não posso garantir que seja segura a digitação dos dados pedidos.


Entrem no site http://tinyurl.com/26772l ou

http://as00.estara.com/website/livedemo/prepareyourhair/?template=227476&chat_template=227486&langue

Digitar:

O login é "gold"

A senha é "demo"

Quando pedirem, coloquem o número dos seus celulares com +5521 na frente (assim mesmo, com o sinal de +, sem espaços).

O que acontece em seguida é começar uma animação em Flash com uma propaganda de um novo carro da Opel, onde em um determinado ponto seu nome e sobrenome aparecem numa prancheta que está na mão de um dos atores, que em seguida faz uma ligação de telefone. O seu celular toca e você ouve, pelo telefone apenas, o que o ator está falando - em francês.

É uma forma de publicidade espetacular, se não for uma treta. Mas ainda pisaram na bola, pois como pode-se identificar o país de origem pelo IP da conexão, a msg de áudio poderia ser passada em um língua mais adequada ao IP.

Conversei com um engenheiro de sistemas especializado em Flash, que viu a analisou este treco. Ele disse que tecnicamente é muito simples. A inclusão dos nomes digitados na prancheta é feita com uma passagem de dois parâmetros para dois campos do programinha em Flash e que a ligação telefônica deve ser por VOIP para ser mais barata.

De qualquer forma, tudo acontece em tempo real e é impressionante. A dúvida que fica é que todos estão dando, de graça, seus números verdadeiros de celular para uma empresa que está montando um banco de dados mundial sabe-se lá para que finalidade. Praticamente todas as pessoas devem estar colocando seus nomes verdadeiros e aí aumenta minha preocupação.

Sabemos que existem alguns países onde há spam por torpedo SMS e MMS, principalmente de sites pornô, serviços de escort e outros ilegais, da mesma forma que há spam por email. É claro que dentro do país, basta ir acrescentando "+1" ao número de telefone e enviar os torpedos para todos os números, em seqüência, sem saber se existem ou não. Mas no caso desta propaganda ou phising (vai saber) os números de telefone serão apenas os verdadeiros o que facilitaria muito o trabalho sujo dos spammers.


Visite o site da História da Publicidade da
Coca-Cola

Nenhum comentário: